Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em entrevista nesta terça-feira (30), o ex-presidente e ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que foi o presidente que mais criou iniciativas de combate à corrupção. Lula é pré-candidato à Presidência pelo PT.
As declarações de Lula foram feitas em conversa ao vivo com a Rádio Mais Brasil FM, de Amazonas (AM).
Ao responder sobre proteção ambiental e como estimular a atividade econômica na Zona Franca de Manaus, Lula inseriu o tema de corrupção no meio do assunto.
O petista disse ter incentivado o combate a práticas irregulares dentro do governo federal, por meio de incentivos ao trabalho do Coaf e da CGU. Ambos são órgãos que fiscalizam movimentações financeiras suspeitas e defendem o patrimônio público, respectivamente.
“Nós temos muitos assuntos para discutir, mas as pessoas preferem falar sobre corrupção. (Sobre) corrupção você pode mentir, (sobre) corrupção você pode falar o que quiser”, disse Lula nesta terça.
“Eu fico muito à vontade, porque tenho orgulho de ter sido o presidente da República que mais criou instrumentos para combater a corrupção. Desde a Controladoria-Geral da União até o Coaf. Nós criamos meios de combater todo e qualquer tipo de corrupção, de lavagem de dinheiro. Só existe um jeito de não aparecer corrupção. É não existir corrupção ou você esconder a corrupção. No caso do meu governo, a gente escancarou, e eu dizia que só não seria denunciado quem tivesse trabalhado honestamente”, acrescentou o petista.
Lula criticou ainda o trabalho do atual procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, afirmando que o Ministério Público (MP) não deu sequência à investigação da CPI da Covid.
“Agora o que a gente vê? Um procurador chamado de ‘engavetador’. Um procurador que não processa o que tem de processar. O resultado da CPI está paralisado. E ao mesmo tempo você tem um presidente que, qualquer denúncia contra ele, decreta sigilo de cem anos”, disse o petista.
Durante seu 1º mandato na Presidência, no entanto, Lula teve a reputação arranhada pelo escândalo conhecido como “Mensalão”. Anos adiante, já no Governo Dilma, Lula foi condenado em investigações da Operação Lava Jato.