Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) modificou a data das provas do concurso público unificado da Justiça Eleitoral, anteriormente agendadas para 22 de setembro. Agora, as avaliações foram remarcadas para o dia 8 de dezembro deste ano.
A decisão visa proporcionar maior segurança aos candidatos e permitir um prazo adequado para preparação. O TSE destacou que a mudança também possibilitará a apuração dos resultados e garantirá a nomeação dos aprovados após a conclusão do certame.
Com a nova data, o cronograma do concurso foi ajustado, estabelecendo que as nomeações dos aprovados ocorrerão até julho de 2025. As adaptações foram oficializadas por meio de um edital de retificação publicado nesta terça-feira (16) no Diário Oficial.
Esta é a segunda modificação no processo seletivo, após o TSE ter ampliado o número de vagas em junho. Até o momento, mais de 547 mil inscrições preliminares foram registradas.
As oportunidades do concurso, conhecido como “TSE Unificado”, são para preenchimento de 412 vagas nos cargos de analista e técnico judiciário, com salários iniciais variando entre R$ 8,5 mil e quase R$ 14 mil. As inscrições podem ser feitas até quinta-feira (18), às 18h, pelo site do Cebraspe, responsável pela organização do certame.
Os cargos são de nível superior e estão distribuídos entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 26 tribunais regionais eleitorais (TREs), com exceção apenas do TRE de Tocantins, que já possui um concurso em andamento.
O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), disponível no site do Cebraspe. A GRU Cobrança deverá ser impressa, para o pagamento da taxa de inscrição, após a conclusão do preenchimento da ficha de inscrição on-line. O documento pode ser pago em qualquer banco e nas casas lotéricas e nos Correios, obedecidos os critérios estabelecidos nesses correspondentes bancários.
O pagamento via Pix deve ser realizado por meio do QR Code apresentado na GRU Cobrança disponibilizada no endereço eletrônico.
Até o momento, 547 mil inscrições preliminares já foram feitas.
Distribuição das vagas
As 412 vagas oferecidas no concurso de 2024 serão distribuídas nos quadros de pessoal dos seguintes Tribunais Eleitorais:
- Tribunal Superior Eleitoral;
- Tribunal Regional Eleitoral do Acre;
- Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas;
- Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas;
- Tribunal Regional Eleitoral do Amapá;
- Tribunal Regional Eleitoral da Bahia;
- Tribunal Regional Eleitoral do Ceará;
- Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal;
- Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo;
- Tribunal Regional Eleitoral de Goiás;
- Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão;
- Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais;
- Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso;
- Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul;
- Tribunal Regional Eleitoral do Pará;
- Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba;
- Tribunal Regional Eleitoral do Paraná;
- Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco;
- Tribunal Regional Eleitoral do Piauí;
- Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro;
- Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte;
- Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul;
- Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia;
- Tribunal Regional Eleitoral de Roraima;
- Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina;
- Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe;
- Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.