Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O SBT se manifestou nesta quarta-feira (8) sobre a reportagem exibida no programa “Tá na Hora” na terça-feira (7), que mostrou supostamente caminhões com doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul sendo multados ao chegarem no estado. O assunto gerou repercussão nas redes sociais e foi alvo de controvérsias, com o governo gaúcho e veículos do Grupo Globo classificando a informação como “fake news”.
Em nota oficial, o SBT reafirmou seu compromisso com a verdade e ressaltou que a reportagem não foi mentirosa e que a emissora não tem interesses políticos no caso. A empresa defendeu a equipe do “Tá na Hora” e a repórter Márcia Dantas, que apurou e divulgou a informação.
“O SBT não produz e não divulga inverdades e não tem o objetivo de politizar qualquer assunto conduzido pela equipe de jornalismo”, diz a nota.
A emissora também destacou que, em meio à tragédia que assola o sul do país, tem adotado uma postura de serviço público, divulgando todas as ações de auxílio às vítimas e os canais oficiais de doação.
“Em determinado momento desse trabalho, nossa equipe de reportagem constatou embaraços oficiais ao trânsito de caminhões com doações para o Rio Grande do Sul, e assim retratou os fatos, até mesmo como forma de alerta às autoridades”, explica a nota.
O SBT ainda ressalta que a informação sobre as multas foi confirmada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que inclusive suspendeu as multas aplicadas. “O resultado, inclusive, é a suspensão das multas aplicadas, o que só foi possível diante da exposição do fato”, diz a nota.
A emissora conclui a nota reiterando seu compromisso com a verdade e afirmando que seguirá trabalhando “de forma incansável para trazer informação de qualidade e credibilidade para toda a população brasileira”.
Declaração da ANTT
Em nota oficial, a ANTT declarou que não está retendo veículos com doações e que eles estariam passando, na verdade, por uma verificação de documentos do veículo e CNH. A agência confirmou, porém, que, caso sejam constatadas autuações por causa das medidas emergenciais, as multas direcionadas aos motoristas serão canceladas.
Abaixo a íntegra da nota da ANTT:
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) esclarece que, neste período emergencial, não está retendo veículos de carga nas vias de acesso ao Rio Grande do Sul. Os veículos de carga que passam nas balanças em rodovias que acessam o Estado passam por um procedimento simplificado de fiscalização e são liberados para seguir viagem. Não há solicitação de nota fiscal e nem aplicação de multas sobre veículos que transportam donativos. Os vídeos que circulam na internet que afirmam que a ANTT reteve veículos de doação não condizem com a realidade dos fatos.
A ANTT está empenhada na facilitação da movimentação de cargas, sobretudo gênero de primeiras necessidades, para abastecimento da população atingida pelas chuvas no Rio Grande do Sul, além de mobilizar equipes da própria Agência e dos entes regulados no auxílio à população atingida e no reestabelecimento da normalidade.