Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Silvio Santos, uma das maiores lendas da televisão brasileira, revelou em entrevistas antigas como começou sua trajetória no mundo do rádio e da TV, destacando seu primeiro contato com o radialista Manuel de Nóbrega e a oportunidade que mudou sua vida. (Vídeo no final da matéria).
“Eu trabalhava como locutor em Niterói, e o Fernando, irmão do Nóbrega, trabalhava junto comigo. Eu lia um texto e ele lia outro. Um dia, falei para ele que iria para São Paulo e ele me pediu para procurar o irmão dele, Manoel”, relembra Silvio. Com uma carta de referência em mãos, ele se dirigiu à Rádio Nacional, mas decidiu não usá-la. “Não sei por qual razão não entreguei a carta. Fiz o teste e, após terem sido testados 40 ou 50 candidatos, consegui um contrato de três meses de experiência na rádio”, contou.
Durante seus primeiros meses em São Paulo, Silvio trabalhou das 6h às 8h, enquanto Manuel de Nóbrega assumia o microfone ao meio-dia. A aproximação entre os dois ocorreu naturalmente, quando Silvio precisou substituir locutores durante o período da tarde. “Quando Victor Costa pediu que ele escolhesse um novo animador, Manuel acreditou em mim. Naquela época, eu não sabia até onde eu ia chegar. Eu ficaria apenas três meses e voltaria para o Rio de Janeiro, mas acabei ficando em São Paulo e fazendo minha vida na cidade”, explicou.
A amizade entre Manuel e Silvio se fortaleceu, criando laços fraternos que foram fundamentais para a carreira de Silvio no rádio e na televisão. Seu talento logo o destacou como um fenômeno na rádio paulistana, participando de diversos programas e recebendo prêmios como revelação do ano.
Em 1957, quando as Organizações Victor Costa adquiriram a TV Paulista (Canal 5), Silvio começou a fazer participações na televisão, inicialmente no programa “Teledrama”, que apresentava teleteatros ao vivo. No mesmo ano, ele comandou seu primeiro programa na TV, “Audições”, em que maestros, orquestras e cantores de rádio se apresentavam ao vivo, em uma transmissão simultânea com a Rádio Nacional.
A partir de então, a televisão tornou-se a primeira casa de Silvio Santos. Ele passou a comandar inúmeras atrações de sucesso em diversos gêneros, incluindo “Quando Maestros Se Encontram”, “O Grande Espetáculo”, “Hit Parade”, “Brincadeiras Figalda”, e “Um Nome de Mulher”, consolidando-se como um ícone da comunicação no Brasil.