Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Instituto Butantan concluiu a 1ª etapa dos ensaios clínicos da Butanvac, e afirmou que os resultados preliminares de segurança são “positivos”. Os dados serão encaminhados à Anvisa.
No entanto, só com a autorização da agência que as fases 2 e 3 do estudo clínico poderão ser iniciadas. A pesquisa do Butantan foi feita nas cidades de Ribeirão Preto e Piracicaba, em São Paulo, e Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Itamogi, em Minas Gerais.
Ao todo, foram 327 voluntários participantes, entre homens e mulheres, que não haviam recebido imunizantes contra a Covid-19 no início do estudo, em julho de 2021.
Inicialmente, os participantes receberam a Butanvac e um placebo, para avaliar a segurança da vacina. Mas conforme os meses se passaram, os participantes não receberam mais receber um placebo, e sim a CoronaVac nas datas que deveriam tomar a vacina.
A Anvisa autorizou a troca em agosto de 2021 para que os voluntários do estudo clínico não ficassem desprotegidos contra a Covid-19, época em que já eram aplicadas a primeira e a segunda dose da vacina.