Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Adolescentes de 12 a 17 anos de todo o país começam a receber a 3ª dose contra o novo coronavírus (Covid-19) a partir desta segunda-feira (30). Na semana passada, o Ministério da Saúde ampliou a recomendação da dose de reforço para essa faixa etária.
De acordo com a pasta de Marcelo Queiroga, a 3ª dose deve ser aplicada 4 meses após a 2ª dose, preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente. Na indisponibilidade da vacina, a Coronavac pode ser usada, segundo a pasta.
Os dois imunizantes são autorizados pela Anvisa para essa faixa etária. Nos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada, assim como as jovens grávidas ou puérperas. Neste público ser aplicada a Coronavac como alternativa.
Na cidade de São Paulo, a vacinação acontece a partir desta segunda-feira em UBSs e Unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMAs/UBSs) Integradas, das 7h às 19h, e em megapostos e drive-thrus, das 8h às 17h.
Até então, a 3ª dose para a faixa etária estava disponível apenas para adolescentes imunossuprimidos. De acordo com a prefeitura da capital paulista, até o momento foram aplicadas, entre este público, 4.520 doses de reforço.
No público geral de 12 a 17 anos já foram aplicadas 978.330 primeiras doses e 876.506 segundas doses contra a Covid-19. As coberturas vacinais são de 115,9% e 103,8%, respectivamente, segundo a prefeitura.
O Rio de Janeiro também começa a aplicar hoje a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 nos adolescentes de 12 a 17 anos.