Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em entrevista ao SBT News nesta terça-feira (07), o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse ter solicitado aos caminhoneiros que fotografem pelo país os painéis das bombas nos postos de combustível.
De acordo com ele, essa seria uma forma de garantir que os preços caiam quando o projeto em discussão no Congresso Nacional prevendo a redução do ICMS sobre os combustíveis for aprovado.
“Hoje, eu comecei a falar para os caminhoneiros, todo mundo, fotografar os painéis das bombas de combustível. Porque, quando se promulgar a PEC e se sancionar o projeto de lei que já foi aprovado na Câmara e está no Senado, a redução já é para o dia seguinte”, disse o presidente.
De acordo com Bolsonaro, com a pressão dos caminhoneiros fotografando as bombas, “a gente vai exigir que a margem de lucro dos tanqueiros e do dono de posto de combustível não seja majorada com a nossa diminuição de impostos”.
Em maio, a Câmara aprovou uma proposta do governo que classifica os combustíveis como setores essenciais e indispensáveis e limita em até 17% a cobrança do ICMS. O projeto precisa de aprovação no Senado.
Na segunda-feira (06), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente anunciaram uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a redução de impostos federais sobre combustíveis com compensação financeira aos estados.
“O que agora nós propusemos: a parte do ICMS que vai para os governadores não vai mais, essa parte quem vai pagar sou eu, e você abaixa o preço do combustível na bomba. O diesel a sugestão é essa, não vai ter mais ICMS nem imposto federal no diesel”, disse o presidente.
Em relação à gasolina e álcool, ele afirmou que pretende zerar o PIS e Cofins. “Nós vamos ter que acionar todos os meios nossos para que essa redução de impostos chegue na bomba nos finalmentes. Senão, pode ‘desaparecer’ no meio do caminho entre transportadoras, o próprio dono do posto de combustível”, disse.
De acordo com Bolsonaro, para que o objetivo da proposta de redução dos valores seja cumprido, os postos deverão informar a refinaria da qual recebem os combustíveis.
“Primeiramente, eu quero que cada posto de gasolina tenha o valor da gasolina, o preço do custo da gasolina da refinaria da qual ele recebe”, afirmou.