Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Sei que é difícil chocar um brasileiro à essa altura do campeonato. Luiz Inácio Lula da Silva – condenado a 12 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro – elegeu-se presidente do país, ministros do STF assumiram papel de legisladores e o Brasil caminha para o mesmo destino da ditadura cubana. Quem assiste a tudo isso de camarote vai criando uma certa resistência ao absurdo, não é mesmo? Porém, nossa “justiça” sempre se reinventa e consegue surpreender até os cidadãos mais calejados.
Depois de uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Polícia Civil foi obrigada a devolver um helicóptero apreendido com o narcotraficante André Oliveira Macedo, o André do Rap, apontado como um dos mais perigosos líderes do PCC. De acordo com o delegado Fábio Pinheiro Lopes, a decisão do STJ previa que o helicóptero fosse devolvido antes mesmo da publicação do acórdão (decisão do colegiado de ministros). Dessa forma, o Ministério Público do Estado de São Paulo e o Ministério Público Federal não puderam recorrer antes da devolução.
Um vídeo publicado pelo “O Globo” nesta quinta-feira (27) mostra os policiais em clima de velório enquanto retiram os adesivos do helicóptero, que estava sendo usado pela polícia para transportar órgãos – e salvar vidas. A cena humilhante, sim, chocou. Em pouco mais de 1 minuto de gravação silenciosa é possível compreender o tamanho do abismo de impunidade e inversão de valores no qual o país está jogado.
Em clima de 'derrota', polícia devolve helicóptero de André do Rap após decisão da Justiça https://t.co/0HO82jJiSs pic.twitter.com/qAJTGeFNyS
— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) April 27, 2023
O choque aumenta quando nos lembramos que centenas de pessoas permanecem presas por ordem do ministro Alexandre de Moraes acusadas de “atos antidemocráticos”, opiniões antidemocráticas e existência antidemocrática.
O esquecido Ivan Rejane Pinto, de 36 anos, permanece encarcerado no presídio Nelson Hungria, em Contagem, Minas Gerais, desde julho do ano passado. O terapeuta – que está dividindo cela com criminosos de verdade – foi preso após publicar um vídeo xingando ministros do supremo e de lá não saiu mais. Ivan não traficou, nem matou ninguém. Provavelmente se o tivesse feito, estaria livre.
Precisamos refrescar a memória para recuperarmos a sensibilidade que a impunidade nos roubou?
Allan dos Santos, dono do canal Terça Livre, está exilado nos Estados Unidos após a abertura da temporada de caça ideológica no Brasil. Perseguido por opinião – e com prisão decretada por Moraes –, o jornalista está impedido de pisar em seu próprio país há mais de dois anos, mas não se preocupem! Está garantido que o helicóptero usado pelo traficante do PCC será devidamente devolvido. Acham que nosso judiciário permitiria alguma injustiça no processo? De forma alguma! Tome aqui seu helicóptero, senhor traficante!
Acha pouco? Há três anos, Carlos Roberto da Silva, condenado a 39 anos de prisão pelo assassinato brutal do menino João Hélio ganhou o direito de cumprir o restante da pena (29 anos) na tranquilidade de sua casa. Em 2007, ele e seu parceiro de crime mataram a criança arrastando-a por 7 km após roubarem o carro onde ela estava. João Hélio perdeu a cabeça e os joelhos enquanto era arrastado pelas ruas do Rio de Janeiro.
E o helicóptero? Tome de volta, senhor traficante! Nada de ilegalidades!
A justiça, novamente, humilha a polícia e humilha todos os cidadãos que tentam sobreviver honestamente no Brasil sem recorrer ao crime, como o protegido André do Rap.