Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Fundação Procon de São Paulo informou nesta quarta-feira (5) que na última terça-feira (4) notificou o Hospital Albert Einstein sobre resultados de testes do novo coronavírus (covid-19), realizados em jogadores e membros da comissão técnica do Red Bull Bragantino, no último dia 27 de julho. Erroneamente, 23 dos exames deram positivo.
O resultado correto, com 100% dos casos negativos, só foi confirmado após dois dias e poucas horas antes do jogo contra o Corinthians, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. No intervalo entre os exames, o time de Bragança Paulista (SP) levou os atletas a outros dois laboratórios para novos testes. Todos deram negativo.
Em comunicado assinado junto da Federação Paulista de Futebol (FPF) e do próprio Bragantino, o hospital diz que foram identificados dois lotes de reagentes importados (primers) com instabilidade de funcionamento. Segundo o Einstein, os reagentes foram “provavelmente os responsáveis pela divergência”.
Ainda de acordo com a nota, a fabricante, uma empresa internacional que não foi nomeada, foi notificada sobre a ocorrência e os lotes foram retirados do laboratório. O texto ainda relata que o hospital identificou mais 44 divergências adicionais, e que comunicou os resultados aos pacientes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está a par da ocorrência.
O Procon aguarda uma posição do Einstein em até 72 horas, a partir da notificação, e faz diversos questionamentos: qual a empresa responsável pela elaboração e aplicação dos testes; se há probabilidade de novos erros em diagnósticos; os tipos de exames para detecção de coronavírus disponíveis no hospital; os critérios para seleção e escolha dos testes; a origem dos reagentes e as medidas tomadas após constatada a divergência; entre outras perguntas.
O Hospital Albert Einstein tem conduzido os testes da Covid-19 dos participantes do Campeonato Paulista desde a retomada da competição. A FPF anunciou que antes do segundo jogo da final do Estadual, entre Palmeiras e Corinthians, neste sábado (8), atletas e comissões técnicas de ambas as equipes realizarão novos exames no hospital.