Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na tarde desta terça-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro anunciou o retorno do jogador Alex dos Santos Gonçalves ao Brasil. A informação foi dada nas redes sociais do chefe do Executivo.
“- Da Indonésia para o Brasil: – O jogador Alex acaba de passar pela imigração no Aeroporto de Jacarta. O voo dele – Emirates 359 – partiu agora para Dubai às 00h15 local (14h15 de hoje, hora de Brasília). – Nossa Embaixada, desde o início das negociações, o acompanhou, e agora também no embarque e decolagem do voo. – De Dubai, o Alex toma voo para Guarulhos e tem por destino final a cidade de Porto Alegre. – Bem vindo à sua casa. – Presidente Jair Bolsonaro”, escreveu o presidente no Facebook.
Alex vivia desde outubro um drama na Indonésia onde jogava e estava impedido de retornar para o Brasil.
A notificação que o impedia de deixar o país asiático venceu na segunda-feira (27). Nesta terça-feira (28), ele entrou em acordo com o Persikabo, seu primeiro clube no país, e foi liberado pela Imigração para viajar.
A expectativa é de que ele desembarque em Porto Alegre na quarta-feira (29).
O drama vivido por Alex começou em outubro, quando precisou renovar o seu visto de trabalho, teve a permissão negada e o passaporte apreendido. Em 2020, o jogador defendeu o Persikabo. O atleta entrou com uma ação na Fifa reivindicando o pagamento de valores devidos pelo clube.
No início da pandemia, o Periskabo descontou 75% dos salários sem fechar um acordo formal com Alex. Na causa, o atleta tem direito a receber 60 mil dólares (R$ 340 mil).
O jogador retornou ao Brasil e, logo depois, foi atuar na Malásia para, em seguida, retornar para a Indonésia, agora para defender o Persita Tangerang. A situação surgiu quando precisou renovar o visto, ainda vinculado ao seu primeiro clube no país. O documento foi enviado à imigração, onde ficou retido.
O Persikabo é um clube ligado aos militares do país. O presidente Bimo Wirjasoekarta pressionava para que o brasileiro abra mão dos valores a receber.
Wirjasoekarta acusa Alex de suposta “difamação”, razão para polícia ter emitido a notificação que o impedia de deixar a Indonésia — ele também teria de conseguir um outro passaporte.
Desde o início da confusão, Alex tinha alinhavado um acordo com o Persita Tangerang para rescindir contrato. O acordo foi assinado assim que o jogador obteve a autorização para voltar ao Brasil.