Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu exigir a vacinação completa contra a Covid-19 para jogadores inscritos nos torneios da entidade. A determinação no Guia Médico de Medidas Protetivas para o Futebol Brasileiro 2022.
“Entende-se como vacinação plena o período de 14 dias após a aplicação da segunda dose se utilizada as vacinas de duas doses ou a aplicação da vacina de dose única”, diz trecho do documento, que foi publicado nesta sexta-feira (21) pela entidade.
O comprovante de vacinação será exigido para que cada atleta seja relacionado numa partida. Caso o documento não seja apresentado, o portal médico da CBF bloqueia diretamente em seu sistema a inscrição deste jogador.
Em entrevista ao site Globo Esporte, o presidente da Comissão Médica da CBF, Jorge Pagura, explicou que não se trata de uma decisão política, mas de uma solução para proteger os jogadores.
“Grande parte das internações hoje são de pessoas que não se vacinaram. A variante Ômicron é muito transmissível e os atletas têm que jogar sem máscaras. Então que nós podemos fazer é exigir que todos se vacinem para evitar casos graves”, afirmou.
Outro trecho é ainda mais explícito sobre a exigência.
“É OBRIGATÓRIO ao indivíduo a apresentação do comprovante de vacinação plena para a Comissão Médica Especial da CBF”.
A obrigatoriedade deve ser incluída nos regulamentos específicos de cada competição organizada pela CBF, que são publicados antes do início do torneios.
A CBF também orienta que as vacinas sejam exigidas pelas federações estaduais em seus torneios.