Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Os torcedores de futebol devem manter suas camisetas e não estar “visivelmente sob a influência de álcool” nos estádios da Copa do Mundo no Catar, disseram os organizadores em um código de conduta preparado para o torneio.
A Fifa preparou um “código de conduta do estádio” que se aplica a todos os 64 jogos no estado do Golfo.
Uma seção aconselha os portadores de ingressos sobre seu comportamento no estádio e apresenta uma lista de coisas que eles não devem fazer, que inclui o seguinte:
Roupas
Os fãs não devem “remover peças de roupa ou permanecer em estado de nudez” – incluindo ficar sem camisa.
A orientação acrescenta: “Para evitar dúvidas, tatuagens e pinturas corporais não constituem roupas”.
Álcool
Aqueles que assistem aos jogos não devem “estar visivelmente sob a influência de álcool, narcóticos ou qualquer substância narcótica”.
É crime ingerir bebida alcoólica ou embriagar-se em público, com pena de prisão de até seis meses ou multa entre as punições.
Dois dias antes do início do torneio, o álcool foi proibido de ser vendido nos estádios – embora esteja disponível para espectadores corporativos.
O Catar ordenou originalmente que as barracas da Budweiser fossem menos proeminentes, mas agora o álcool não será vendido durante o torneio.
Itens banidos
Os itens proibidos nos estádios incluem “garrafas, copos, potes, latas ou qualquer outra forma de recipiente fechado ou tampado que possa ser arremessado ou causar ferimentos”.
Alimentos de qualquer tipo não podem ser trazidos – a menos que sejam para bebês ou se forem medicamente exigidos.
Com a previsão de temperaturas em Doha chegarem a 30C (86F) durante o dia, espera-se que os torcedores sejam direcionados a quiosques no solo para comida, água e outras bebidas não alcoólicas.
Também é uma má notícia para os fãs de “bolas infláveis” e “outros itens inflados ou infláveis, como balões”, pois também são proibidos.
Qualquer esperança de boas-vindas aos jogadores envolvendo rolos de papel higiênico ou outros materiais parece condenada, pois “quantidades significativas de papel ou rolos de papel” são um não-não.
Uma seção posterior enfatiza que quaisquer materiais de “natureza política, ofensiva e/ou discriminatória, contendo palavras, símbolos ou quaisquer outros atributos destinados a discriminação de qualquer tipo” são proibidos.
Vuvuzelas e instrumentos musicais
Os torcedores têm tocado buzinas em Doha na preparação para o torneio, mas vuvuzelas estão proibidas nos estádios.
As buzinas de plástico foram um som familiar durante a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, embora seus constantes toques de torcedores dividissem opiniões, principalmente para quem assistia pela televisão.
Os instrumentos musicais que “não se encaixam facilmente” no scanner de bagagem de raio-X para verificação de segurança são proibidos, a menos que os fãs tenham aprovação dos organizadores do evento.
O documento acrescenta: “O organizador do evento aplicável pode exigir que os titulares de ingressos parem de usar instrumentos musicais se o som emitido pelo respectivo dispositivo interferir nas operações do evento ou na diversão de outros detentores de ingressos.
“Também são proibidos aparelhos eletrônicos, mecânicos ou manuais que produzam ruído ou outros sons excessivamente altos, como vuvuzelas, apitos, alto-falantes etc aquecedores de tambores.”
Qual o tamanho da sacola que os fãs podem levar?
As malas devem poder ser armazenadas sob os assentos e são consideradas “grandes” se a “soma das três dimensões de comprimento, largura e altura exceder 75 centímetros”.