Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior, mais conhecido como Vini Jr, subiu da categoria de base e iniciou sua carreira profissional em 2017 pelo Flamengo. No dia 13 de maio daquele ano, ele fez sua estreia no time titular do clube carioca aos 16 anos e 10 meses.
Não demorou para a jovem promessa da Gávea se destacar e chamar a atenção dos grandes clubes da Europa.
Do Brasil para o Mundo
O Real Madrid venceu a concorrida disputa pelo atleta e o contratou no mesmo ano em que foi revelado pela “bagatela” de 45 milhões de euros. Na época, o jovem tinha 17 anos e não poderia ser transferido imediatamente.
Em acordo entre os clubes, Vini ficaria no Flamengo até junho de 2018.
Em sua passagem pelo “Mengão”, Vini contabilizou 14 gols e 5 assistências em 70 jogos disputados.
A chegada
Vinicius Jr. não chegou diretamente ao time principal e, como de costume, jovens promessas recém-contratadas pelo time de Madri são enviadas para a equipe “B” do clube europeu, chamado de “Real Madrid Castilla” e que atualmente disputa a 3ª divisão espanhola, para terem um tempo de adaptação e assim chegarem “prontos” para vestir a camisa merengue.
No entanto, a estadia de Vini Jr. no “clube B” foi breve. Ele participou de apenas 5 jogos e marcou 4 gols.
Primeiros jogos e marcas históricas
Em 29, de setembro 2018, Vini Jr. foi relacionado pela 1ª vez para o time oficial do Real Madrid. Ele entrou em campo faltando poucos minutos para o fim da partida contra o rival da cidade, o Atlético de Madri.
O jogo terminou empatado em 0x0, mas Vini entrou para a história do clube ao ser o 1º atleta nascido no século XXI a atuar pelo clube espanhol.
O jovem brasileiro também estabeleceu algumas outras marcas relevantes:
- O primeiro gol foi contra o Real Valladolid e tornou-se o jogador mais jovem a balançar as redes pelo clube nos últimos 24 anos.
- Foi também o 3º jogador mais jovem da história do Real Madrid a jogar uma partida da Champions League.
- Ele também foi o atleta mais jovem da história do clube a atuar por 12 partidas consecutivas como titular.
A temporada 2018/2019 de Vini Jr. acabou com 31 jogos, 4 gols e 8 assistências.
Primeiro título espanhol
Na temporada 2019/2020, Vini se firmou na equipe e ajudou na campanha do título da “La Liga”.
Vinicius Jr. terminou a temporada com 5 gols, 4 assistências em 38 jogos disputados.
Desconfiança ou ciúmes?
Na temporada 2020/2021, em jogo válido pela Champions League, o atacante francês Karim Benzema, foi flagrado conversando com seus companheiros de time para que “supostamente” não passassem a bola para Vini.
Porém, o caso foi abafado pelo clube merengue, alegando que o episódio não passava de um mero “mal-entendido”.
Vinicius Jr. terminou a temporada com 6 gols e 6 assistências em 49 jogos disputados.
Chuva de gols de “Vini Malvadeza”
A temporada de 2021/2022 de Vini foi magnífica. O ponta esquerda do clube espanhol encontrou o caminho do gol com partidas memoráveis.
O brasileiro fez uma dupla de ataque sensacional com Benzema e ambos ajudaram o Real a conquistar a “La Liga” e o 14º troféu da Champions League, com o brazuca anotando o único gol da final contra o Liverpool.
O Vini Jr. terminou a temporada com incríveis 22 gols e 16 assistências em 52 jogos pelo clube.
Figurinha carimbada na Seleção Brasileira
Na atual temporada 2022/2023, Vinícius Júnior já realizou grandes jogos pelo Real, o que acabou rendendo na sua convocação para a Copa do Mundo, realizada no Catar.
O atleta do Real Madrid foi titular em 4 jogos, anotando 1 gol e dando 2 assistências.
Vini foi um dos poucos que não sofreram com as críticas por conta da eliminação precoce da Seleção Brasileira nas quartas de final para a Croácia.
O ano de 2023 começou muito bem para o Real Madrid: o clube espanhol conquistou o Mundial de Clubes da FIFA ao derrotar o Al-Ahly por 5×3.
Vini Jr. foi eleito o melhor jogador da competição e levou para casa a “Bola de Ouro” do Mundial.
Na busca pela 15ª taça da Champions League, o Real Madrid disputou o jogo de ida das oitavas de finais contra o Liverpool na Inglaterra na terça-feira (21) e Vini Jr. foi o destaque da partida.
Após estar perdendo por 2×0, o brasileiro assumiu a responsabilidade e rapidamente anotou dois gols pela equipe espanhola, empatando a partida.
No segundo tempo, Benzema anotou dois gols e o zagueiro brasileiro Éder Militão sacramentou o resultado em 5×2 para o Real.
O jogo da volta será na casa dos Merengues no dia 15/03. Os espanhóis podem perder por até 2 gols de diferença.
Ataques racistas contra Vini Jr. proliferam na Espanha
Infelizmente, o racismo voltou a ser pauta no futebol mundial e a vítima da vez está sendo o jovem atacante brasileiro, que além de driblar os adversários em campo, sofre com atos abjetos de rivais.
Um triste episódio envolvendo Vini aconteceu no ano passado. Durante um programa esportivo espanhol chamado “El Chiringuito de Jugones”, Pedro Bravo, que é presidente da Associação Espanhola dos Empresários de Jogadores, fez o seguinte pronunciamento ao comentar sobre as comemorações com dança de Vini Jr:
“Você tem que respeitar o adversário. Quando você faz um gol, se quer dançar, que vá ao sambódromo no Brasil. Aqui o que você tem que fazer é respeitar os companheiros de profissão, e deixar de fazer macaquice“.
O comentário de Bravo gerou repercussão internacional e o empresário se desculpou, alegando ter utilizado uma “expressão dúbia”: “Quero esclarecer que a expressão “fazer macaquice” que utilizei mal para descrever a dança de comemoração nos gols de Vinicius foi feita de maneira metafórica (“fazer besteira”)”.
Um caso recente contra o atleta brasileiro ocorreu às vésperas do clássico entre Real Madrid e Atlético de Madrid.
Torcedores do clube rival penduraram em uma ponte um boneco com a camisa de número 20, utilizada pelo brasileiro, e colocaram uma faixa com os dizeres: “Madri odeia o Real”.
Na ocasião, o Real Madrid se pronunciou publicamente sobre o caso:
“O Real Madrid CF agradece o apoio e as manifestações de carinho recebidas após o lamentável e repugnante ato de racismo, xenofobia e ódio contra o nosso jogador Vinicius.
Manifestamos a nossa mais firme condenação a acontecimentos que atentam contra os direitos fundamentais e a dignidade das pessoas, e que nada têm a ver com os valores que o futebol e o desporto representam.
Estas agressões como as que sofre agora o nosso jogador, ou as que qualquer atleta pode sofrer, não podem ter lugar numa sociedade como a nossa.
O Real Madrid está confiante de que todas as responsabilidades daqueles que participaram de um ato tão desprezível serão expurgadas“.
Já o Real Mallorca, equipe da 1ª divisão da Espanha, identificou um torcedor que proferiu gestos racistas contra Vinicius Jr. em 5 de fevereiro e o expulsou do quadro de sócios.
O torcedor não identificado do Mallorca responderá na Justiça pelo crime contra o jogador, mediante a Lei Geral do Esporte da Espanha.
Ele pode ser punido com multa de 3 mil euros e ficar proibido de frequentar eventos esportivos por 6 meses.
O CEO do Mallorca, Alfonso Diaz, fez a seguinte declaração à Europa Press ao comentar sobre o caso: “Em nenhum caso se vai aceitar que gente desse tipo pertença a um clube e uma torcida que não são assim“.
“Baila Vini“
Apesar de ter apenas 23 anos, o jovem atleta não se abala com os atos de ódio, xenofobia e racismo dos rivais.
Sempre alegre, dentro e fora de campo, Vini Jr. responde os rivais comemorando seus gols com danças irreverentes, sem jamais menosprezar os adversários.
Além de cobrar publicamente as autoridades e principalmente a “La Liga”.