Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A americana Simone Biles conquistou o título de ginasta mais condecorada do mundo na sexta-feira (6), após vencer seu sexto título individual geral no Campeonato Mundial de Ginástica Artística em Antuérpia, Bélgica.
“Há dez anos, venci meu primeiro mundial. Agora estamos de volta aqui. Foi emocionante”, disse Biles, de acordo com a Associated Press. “Significa tudo para mim, a luta, tudo que fiz para voltar a este lugar, me sentir confortável e confiante o suficiente para competir.”
Biles, de 26 anos, suspendeu sua carreira por dois anos após as Olimpíadas de Tóquio por motivos de saúde mental, segundo a AP. A recém-conquistada medalha do campeonato mundial é a 27ª de Biles.
A ginasta teve dificuldades durante as Olimpíadas de Tóquio depois de vivenciar um fenômeno psicológico conhecido no esporte como “twisties”, segundo a AP. Embora muitos pensassem que ela conquistaria o título de campeã individual geral em Tóquio, ela retirou-se da competição para se concentrar em sua saúde mental.
“Fiquei muito mais nervosa com as finais por equipes porque foi quando tudo aconteceu (em Tóquio), então fiquei um pouco traumatizada com isso. Então hoje me senti um pouco mais relaxada”, disse Biles após sua vitória na sexta-feira. “Estou feliz que isso acabou.”
Ela disse que sessões de terapia, juntamente com exercícios de respiração e visualização, a ajudaram com sua saúde mental.
“Todos os dias tento pensar nisso, principalmente na terapia, quando falamos sobre isso”, disse Biles, referindo-se às suas realizações, segundo a AP. “E acho que é aí que todas as emoções surgem. E eu realmente penso sobre o que fiz e o que fizemos para o esporte e levar isso adiante. Então eu acho que é realmente emocionante. Mas, no geral, não acho que isso vai acontecer até eu me aposentar e depois olhar para trás e ver tudo o que fiz.”