Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A seleção espanhola derrotou a França por 2 a 1 em Munique e avançou à final da Eurocopa, que disputará no próximo domingo, 14 de julho, contra o vencedor da outra semifinal entre Inglaterra e Holanda, que ocorrerá amanhã. Para La Roja, será a quinta decisão no torneio do Velho Continente e, se vencer, será o time com mais títulos (4).
A equipe comandada por Luis de la Fuente venceu com total justiça e conseguiu virar o placar em apenas quatro minutos para levar a vitória com os gols de Lamine Yamal e Jules Koundé (contra). A França havia aberto o placar com o vice-campeão mundial Randal Kolo Muani.
No primeiro tempo, a seleção espanhola assumiu o controle e teve a primeira chance de gol aos 5 minutos, quando Lamine Yamal cruzou da ponta direita para a cabeçada de Fabián Ruiz, que passou ao lado do gol.
A França reagiu quase imediatamente e, aos 8 minutos, Randal Kolo Muani marcou com uma cabeçada precisa após um cruzamento de Kylian Mbappé. O atacante do PSG deixou o goleiro Unai Simón sem reação e fez 1 a 0 para a equipe de Didier Deschamps na primeira tentativa de ataque.
La Roja continuou atacando Le Bleus pelas laterais e obteve grande recompensa aos 21 minutos, graças a uma ação individual de Yamal. O jovem de 16 anos se livrou de um defensor e chutou de fora da área com efeito, acertando o canto superior direito do gol de Mike Maignan, empatando a partida para a Espanha.
Quatro minutos depois, Jesús Navas chutou na área e, após uma defesa de William Saliba, a bola sobrou para Dani Olmo. O camisa 10 da Espanha tentou finalizar, mas a bola desviou na chuteira de Jules Koundé e entrou no próprio gol, colocando a seleção ibérica em vantagem por 2 a 1.
No segundo tempo, os franceses tentaram recuperar o controle que tiveram em alguns momentos da primeira etapa, mas não conseguiram criar jogadas significativas com Dembelé ou Mbappé e sentiram falta da criação de jogo de Antoine Griezmann, que entrou aos 61 minutos.
A Espanha, por sua vez, dominou a posse de bola, jogando e distribuindo com seus meio-campistas experientes como Rodri, Fabián Ruiz e Dani Olmo, sem sofrer muitas ameaças. Aos 59 minutos, a França teve uma chance com uma jogada de N’Golo Kanté, que fez um passe para Dembelé, que cruzou para Mbappé, mas o goleiro Simón defendeu com o braço esquerdo.
A equipe de De la Fuente teve outra chance com Yamal, uma das figuras do jogo, que chutou de fora da área e passou a poucos centímetros do gol de Maignan aos 81 minutos. A Espanha não precisou de mais tentativas, pois dominou a posse de bola e resistiu à pressão da França, que não conseguiu empatar, mesmo com um chute de Mbappé aos 85 minutos que passou por cima do gol.
Desta forma, a seleção espanhola, com uma geração de novos jogadores talentosos do meio-campo para a frente, voltará a disputar uma final de Campeonato Europeu após 12 anos. A final será no próximo domingo, no Estádio Olímpico de Berlim, contra a Holanda ou a Inglaterra. La Roja já sabe o que é ser campeão da competição, tendo vencido em 1964, 2008 e 2012. Junto com a Alemanha, são os times mais vitoriosos do Velho Continente.