Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na sexta-feira (6), às 22h (horário de Brasília), Sebastián Beccacece fará sua estreia oficial como técnico de uma seleção. O ex-treinador de Independiente e Racing, entre outros times, enfrentará o Brasil em um confronto direto pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Mas a partida, que será disputada no Estádio Couto Pereira, já começou com polêmica.
A Polícia Militar do Paraná prendeu três homens nas proximidades do centro de treinamento da Seleção Brasileira após identificá-los como responsáveis por operar um drone que sobrevoou e filmou o treino da equipe na terça-feira. A atividade precisou ser interrompida imediatamente devido à situação irregular, segundo a CNN Brasil. As autoridades não descartam a hipótese de espionagem, uma possibilidade que ganha força devido a alguns detalhes. Entre os detidos, há um brasileiro, um venezuelano e um equatoriano que, inicialmente, se identificou como colombiano, mas não conseguiu esconder sua verdadeira identidade, informou o portal Globo Esporte.
O tenente Taborda deu detalhes da operação que resultou na prisão do homem identificado com as cores do próximo adversário do Brasil: “Estamos trabalhando com essa hipótese (de espionagem), já que, no primeiro contato, ele se mostrou muito resistente e não forneceu informações, chegando a dar dados falsos sobre sua identidade. Mas ainda não temos todas as provas para confirmar essa suspeita”.
Ele também descreveu como os acusados foram detidos: “O brasileiro pilotava o drone, que passou baixo, bem perto dos jogadores e outras pessoas. Quando viu que seriam abordados, fez uma manobra e jogou o drone contra as árvores. Ele foi localizado, identificado e, posteriormente, o equatoriano também. Eles serão levados para a delegacia, onde apreenderemos todo o material relacionado, como o computador usado para armazenar as imagens, o drone e os celulares dos envolvidos”. O material gravado foi confiscado.
Vale lembrar que a Seleção Brasileira já utilizou um dispositivo “anti-drones” durante a Copa do Mundo de 2018 com o objetivo de evitar intrusos indesejados durante os treinamentos.
Até o momento, a Confederação Brasileira de Futebol não se manifestou sobre o caso.
Essa situação complica o início do trabalho de Sebastián Beccacece à frente da seleção equatoriana, que busca se recuperar da eliminação para a Argentina nas quartas de final da Copa América. “É uma grande responsabilidade poder trabalhar para o sonho de um país. Acompanhar esse processo que nos permita, através do desenvolvimento de uma ideia, entusiasmar, emocionar, contagiar, apaixonar um povo e também um sonho”, declarou o técnico em sua apresentação. O ex-auxiliar de Jorge Sampaoli estava no Elche, da Segunda Divisão da Espanha.
Por outro lado, o Brasil enfrenta um processo de renovação complicado e depende muito do desempenho de Vinicius Júnior, Endrick e Rodrygo. Neymar, por sua vez, ainda se recupera de uma lesão no joelho. A Seleção Brasileira ocupa a sexta posição nas Eliminatórias Sul-americanas, com sete pontos, um a menos que o Equador. A equipe canarinha seria a última a se classificar diretamente para a Copa do Mundo de 2026.