Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Stephen Peat, ex-jogador da NHL que atuou em parte de quatro temporadas pelo Washington Capitals, morreu devido a ferimentos após ser atropelado por um carro há mais de duas semanas, conforme anunciou a Associação de Ex-Jogadores da NHL nesta quinta-feira.
Peat foi atingido por um veículo às 4h15 da manhã de 30 de agosto, em Langley, na Colúmbia Britânica, segundo o jornal The Province.
“A Associação de Ex-Jogadores da NHL está profundamente triste em saber que Stephen Peat faleceu devido aos ferimentos sofridos após um trágico acidente há pouco mais de duas semanas”, afirmou a entidade em comunicado.
Stephen e seu pai, Walter, estavam preocupados com a saúde mental dele, acreditando que os repetidos traumas sofridos durante sua carreira no hóquei poderiam ter causado encefalopatia traumática crônica (CTE), como relatado em uma matéria do New York Times de junho de 2016.
Eles temiam que Peat pudesse ter uma morte precoce, assim como outros jogadores que exerciam o papel de “enforcers”, como Derek Boogaard, ex-jogador do Rangers.
“Sou um lutador destro, certo?”, disse Peat ao Times. “E todos os golpes foram no lado esquerdo da minha cabeça. É onde sinto dor. Então essa é minha suposição não educada. Que outros golpes eu poderia ter levado?”
Cerca de um ou dois anos após sua última aparição em um jogo da NHL, em 2006, Peat começou a sofrer de fortes dores de cabeça. Ele se envolveu em brigas de bar e de rua e foi acusado de roubo, segundo o Times.
“Não consigo dormir do lado direito”, disse Peat, que já havia passado por reabilitação. “Se o faço, parece que alguém de 90 quilos está pisando no meu rosto, bem aqui.”
Em 2015, a casa da família Peat pegou fogo após ele deixar um maçarico ligado no porão. Ele foi condenado a um ano de liberdade condicional após se declarar culpado de “incêndio relacionado a propriedade habitada” e negligência, segundo o Times.
Em 2017, Walter revelou que sua relação com Stephen havia se deteriorado à medida que a saúde do filho piorava, e Stephen foi preso duas vezes por violar os termos da condicional. Stephen estava sem teto e usando drogas, o que levou Walter a pedir uma ordem de restrição ao oficial da condicional de Peat.
“Confuso, agressivo e, sendo honesto, ele me assusta demais, assim como meus irmãos”, disse Walter ao Times depois de arranjar para que Stephen ficasse com seus irmãos. “Me entristece me sentir impotente, já que Stephen me acusa de interferir em seus assuntos. Não faço ideia de como contar essa história de horror, mas tenho certeza de que muitas pessoas vivem esse pesadelo.”
Originalmente selecionado na segunda rodada pelo Mighty Ducks em 1998, Peat participou de 130 jogos pelo Capitals entre 2001 e 2005.
Seus órgãos serão doados, informou a Associação de Ex-Jogadores da NHL.