Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Pep Guardiola confirmou que Rodri ficará fora pelo resto da temporada e afirmou que o Manchester City precisará encontrar uma forma de jogar sem ele.
O meio-campista perderá toda a temporada devido a uma lesão, conforme confirmado pelo treinador do Manchester City. Rodri passou por cirurgia após se machucar no joelho no empate em 2 a 2 com o Arsenal, no último domingo, pela Premier League.
“Ele foi operado esta manhã, teve uma lesão no ligamento cruzado anterior e em parte do menisco,” disse Guardiola em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (27), antes da viagem do City para enfrentar o Newcastle.
“Na próxima temporada ele estará aqui. Esta temporada acabou para ele. É o que temos.
“Infelizmente, recebemos a pior notícia, mas é assim que funciona em alto nível. Às vezes, isso acontece. Estamos aqui para apoiá-lo e ajudá-lo em sua recuperação, passo a passo, e seguir em frente.
“O que ele nos oferece é difícil de substituir, mas os outros jogadores podem compensar o que Rodri trouxe desde que chegou aqui.
“Teremos que fazer isso como equipe e encontrar uma maneira de jogar muitas partidas sem um jogador importante para nós.
“Somos mais fortes com ele e também com [Nathan] Ake, [Oscar] Bobb e Kevin [De Bruyne], mas é o que temos. Não queremos isso, mas é futebol.
“Como clube, temos jogadores magníficos e encontraremos uma solução.”
Outro meio-campista, De Bruyne, também estará fora do jogo de sábado contra o Newcastle.
A ausência de Rodri deixará um grande vazio, já que os campeões não perderam nenhuma das últimas 48 partidas da Premier League nas quais ele participou.
Ele tem sido uma peça vital em quatro times campeões desde que chegou ao clube em 2019. Rodri marcou o gol da vitória na final da Liga dos Campeões de 2023 e é um dos principais candidatos ao prêmio Ballon d’Or deste ano, após ajudar a Espanha a conquistar o Euro 2024.
Guardiola disse: “Serão muitos meses sem um jogador importante para nós, todos sabem disso.”
Na semana passada, Rodri se juntou a vários jogadores de destaque para falar sobre a carga de jogos cada vez maior que os principais astros do futebol enfrentam, e mencionou que acredita que os jogadores poderiam estar “perto” de fazer uma greve devido ao calendário sobrecarregado.
Apesar de todas as discussões sobre os pontos críticos no confronto pelo título no domingo passado, a lesão de Rodri pode se provar ser o incidente com mais repercussões para o resto da temporada.
Rodri tem sido, sem dúvida, a figura mais influente do City na segunda metade do mandato de Pep Guardiola.
O City não perdeu um jogo da Premier League que ele tenha começado desde fevereiro de 2023. Quatro dos 11 jogos que ele perdeu resultaram em derrotas.
Os campeões agora terão que lidar com sua ausência por um período prolongado pela primeira vez desde que ele se juntou ao clube vindo do Atlético de Madrid em 2019.
Guardiola tem opções para substituir Rodri, com Mateo Kovacic sendo o jogador que tende a atuar na base do meio-campo, mas é inegável que o City é mais fraco sem o jogador de 28 anos.
Não é coincidência que o City tenha conquistado quatro títulos consecutivos com Rodri quase sempre presente. Ele é o coração da equipe.