Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Apesar de uma semana difícil para os clubes ingleses nas competições europeias, a Inglaterra mantém a liderança na disputa por uma vaga extra na próxima temporada da Liga dos Campeões. Dos times da Premier League, apenas o Liverpool conseguiu vencer na rodada, enquanto Manchester City, Arsenal e Aston Villa amargaram derrotas na Champions League. Já na Liga Europa, o Tottenham perdeu pela primeira vez na competição contra o Galatasaray, enquanto Manchester United e Chelsea venceram em casa.
Desde o início da nova fase das competições europeias, em setembro, os clubes da Premier League somam 18 vitórias, o maior número entre as ligas europeias, e apenas quatro derrotas, que aconteceram nesta semana. Em comparação, Itália e Alemanha, que começaram com oito times cada, venceram 16 e 15 jogos, respectivamente, enquanto a Espanha registrou 13 vitórias e a França, 11.
Esse desempenho mantém a Inglaterra no topo do ranking de coeficiente da UEFA, com uma pontuação de 9,428, resultado da divisão dos pontos conquistados pelos sete times ingleses em competição. Portugal, com apenas duas equipes nas competições principais da UEFA, ocupa a segunda posição com uma pontuação de 9,2, seguido por Itália (8,75) e Alemanha (8,375). A França está em quinto lugar com 8,071, à frente de Espanha (7,857) e República Tcheca.
Com a nova regra da UEFA, as duas ligas que tiverem a maior pontuação no final da temporada garantem uma vaga extra na Liga dos Campeões para a próxima edição. Cada vitória rende dois pontos e cada empate, um ponto, além de pontos de bônus distribuídos ao longo das três competições.
Na Champions League, cada um dos 36 clubes começa com seis pontos de bônus, com a possibilidade de somar mais seis se terminarem no topo da tabela de oito jogos. As fases de grupos da Liga Europa e da Liga Conferência Europa não têm pontos de bônus iniciais.
Atualmente, todos os sete clubes ingleses estão em posição de avançar para a fase eliminatória. O Liverpool lidera o grupo na Champions League, com Aston Villa em oitavo, Manchester City em décimo e Arsenal em décimo segundo. Na Liga Europa, o Tottenham caiu para sétimo lugar, enquanto o Manchester United subiu para o 15º. Na Liga Conferência Europa, o Chelsea lidera com folga.
Caso as posições atuais sejam mantidas, a Premier League poderia aumentar sua vantagem no ranking da UEFA, atingindo um coeficiente de 13,464, o que representaria uma diferença de quase dois pontos completos — equivalente a oito vitórias — sobre a Itália, além de ultrapassar Portugal e manter-se à frente de França, Alemanha e Espanha.
Esses resultados são uma vitória estratégica para a Inglaterra, que pode consolidar ainda mais sua presença na elite do futebol europeu, reforçando a Premier League como uma das ligas mais competitivas e bem-sucedidas do continente.