Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O evento de gala da Bola de Ouro em 2024 foi marcada por uma grande polêmica que envolveu a delegação do Real Madrid. A equipe decidiu se retirar do evento ao saber que Vinícius Jr. não receberia o prêmio principal, que foi conquistado pelo espanhol Rodri, meio-campista do Manchester City. A votação completa será divulgada no próximo sábado, 9 de novembro, gerando grande expectativa devido à controvérsia envolvendo o brasileiro.
De acordo com as informações divulgadas pelas revistas France Football e o jornal L’Equipe, Rodri superou Vinícius Jr. por uma diferença de 41 pontos. O jogador do Manchester City recebeu 1.170 pontos, enquanto o atacante do Real Madrid somou 1.129, garantindo a segunda colocação. O total máximo de pontos possíveis era de 1.500, o que só seria possível se todos os jurados tivessem dado 15 pontos ao mesmo jogador.
Embora não tenha sido um “recorde absoluto” na história do troféu, como informaram as publicações francesas, Rodri se destacou na 68ª edição do evento, em que 99 dos 100 jurados participaram da votação. Apenas o representante da Síria não designou seus votos. A distribuição de pontos seguiu a tradicional tabela: 15 para o primeiro lugar, seguidos por 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto.
Entre os destaques da votação, sete outros jogadores receberam votos para o primeiro lugar, além de Rodri e Vinícius Jr. São eles: Jude Bellingham (5 votos), Dani Carvajal (4), Toni Kroos (2), Kylian Mbappé, Erling Haaland, Lautaro Martínez e o atacante nigeriano Ademola Lookman, do Atalanta, que foi uma grande surpresa.
Além disso, houve cinco jurados que não incluíram Rodri no Top 10, enquanto Vinícius Jr. ficou de fora das escolhas de três especialistas. É importante lembrar que após o evento, o jornalista chileno Danilo Díaz e o cronista salvadorenho Bruno Porzio admitiram que não escolheram o brasileiro entre seus preferidos.
Em comparação com edições anteriores, o número de pontos de Rodri e Vinícius Jr. não é o maior da história. No ano passado, Lionel Messi conquistou o prêmio com 462 pontos (quando era escolhido um Top 5), e em 2022, Karim Benzema somou 549 pontos. O recorde permanece com Messi, que em 2009 obteve 473 pontos de um total de 480 possíveis.
Ranking da Bola de Ouro 2024:
- Rodri (Espanha, Manchester City)
- Vinícius Jr. (Brasil, Real Madrid)
- Jude Bellingham (Inglaterra, Real Madrid)
- Dani Carvajal (Espanha, Real Madrid)
- Erling Haaland (Noruega, Manchester City)
- Kylian Mbappé (França, PSG)
- Lautaro Martínez (Argentina, Inter de Milão)
- Lamine Yamal (Espanha, FC Barcelona)
- Toni Kroos (Alemanha, Real Madrid)
- Harry Kane (Inglaterra, Bayern de Munique)
- Phil Foden (Inglaterra, Manchester City)
- Florian Wirtz (Alemanha, Bayer Leverkusen)
- Dani Olmo (Espanha, RB Leipzig)
- Ademola Lookman (Nigéria, Atalanta)
- Nico Williams (Espanha, Athletic de Bilbao)
- Granit Xhaka (Suíça, Bayer Leverkusen)
- Federico Valverde (Uruguai, Real Madrid)
- Emiliano Martínez (Argentina, Aston Villa)
- Martin Ødegaard (Noruega, Arsenal)
- Hakan Çalhanoğlu (Turquia, Inter de Milão)
- Bukayo Saka (Inglaterra, Arsenal)
- Antonio Rüdiger (Alemanha, Real Madrid)
- Rubén Dias (Portugal, Manchester City)
- William Saliba (França, Arsenal)
- Cole Palmer (Inglaterra, Manchester City, Chelsea)
- Declan Rice (Inglaterra, Arsenal)
- Vitinha (Portugal, PSG)
- Alejandro Grimaldo (Espanha, Bayer Leverkusen)
- Artem Dovbik (Ucrânia, SK Dnipro-1, Girona)
- Mats Hummels (Alemanha, Borussia Dortmund)