Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
David Coote, árbitro experiente da Premier League, foi suspenso enquanto uma investigação é conduzida após um vídeo viral chocante, supostamente mostrando o árbitro fazendo duras críticas ao Liverpool e ao ex-treinador Jurgen Klopp. O vídeo, que data de alguns anos, foi divulgado nas redes sociais hoje, causando repercussão.
Coote, de 42 anos, estava no centro de várias controvérsias durante a partida entre Liverpool e Aston Villa no sábado, que terminou com vitória dos Reds por 2 a 0. Durante o jogo, ele foi o árbitro principal e tomou algumas decisões que geraram discussões, mas foi o conteúdo do vídeo que realmente chamou a atenção.
No material divulgado, Coote, aparentemente em uma conversa privada com outro homem, faz comentários altamente ofensivos sobre o Liverpool, chamando o clube de “merda”. Ele também se referiu a Klopp de maneira vulgar, usando palavras de baixo calão para descrevê-lo, dizendo: “Klopp é um verdadeiro idiota”. O árbitro também falou sobre o comportamento de Klopp durante um jogo contra o Burnley, quando ele acusou Coote de mentir.
“Além de me criticar quando eu o arbitrei contra o Burnley na quarentena, ele me acusou de mentir e depois me atacou de novo. Não tenho interesse em falar com alguém que é tão arrogante. Eu tento evitar conversar com ele. James Milner é tranquilo, me dou bem com ele”, declarou Coote no vídeo.
A Professional Game Match Officials Limited (PGMOL) iniciou uma investigação sobre o incidente e Coote agora corre o risco de ser demitido. A situação se agrava ainda mais devido aos antecedentes de Coote em decisões polêmicas, como em jogos em que o VAR falhou em identificar infrações claras.
Em outro vídeo, Coote ainda advertiu: “Só para deixar claro, aquele vídeo não pode vazar de jeito nenhum, sério.” Não está claro o que desencadeou seus comentários, mas Klopp já havia criticado o árbitro indiretamente em dezembro passado.
A atuação de Coote no jogo entre Liverpool e Villa gerou mais controvérsias, como uma decisão sobre um lance envolvendo Leon Bailey e Mo Salah, e uma possível penalidade não marcada para o Villa.
Além disso, Coote foi o árbitro assistente de VAR no derby de Merseyside de 2020, quando Jordan Pickford causou uma lesão grave em Virgil van Dijk e não foi punido. Ele também esteve presente como VAR no jogo entre Liverpool e Arsenal em dezembro de 2023, quando o time de Klopp foi negado um pênalti claro.
David Coote é árbitro da Premier League desde 2018 e faz parte do grupo seleto de árbitros de elite da Inglaterra.
SHOCKING! Premier League referee David Coote appears in a video calling Liverpool ‘sh**’ and Jurgen Klopp ‘c*nt’ 🤯
David Coote is known for being a Manchester United fan and this is definitely out of the line. 😬 pic.twitter.com/e8HKCqNrBJ
— LFC Transfer Room (@LFCTransferRoom) November 11, 2024