Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Michael Jordan, seis vezes campeão da NBA pelo Chicago Bulls e membro do Hall da Fama do Basquete Naismith, anunciou seu retorno ao universo da NBA. No entanto, esta não é uma terceira passagem como jogador, aos 62 anos, nem um retorno à propriedade de uma franquia: ele se juntará à NBC Sports como colaborador especial para a cobertura de jogos televisionados a partir do início da temporada 2025-26, programada para outubro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira durante uma apresentação no Radio City Music Hall, em Nova York.
“Estou muito entusiasmado”, disse Sua Majestade, que desempenhará uma função para a qual é altamente qualificado, mas que ocupou apenas temporariamente, quando lhe foi solicitada sua opinião como analista. “A NBA na NBC foi uma parte significativa da minha carreira e estou animado por ser um colaborador especial do projeto”, acrescentou.
Rick Cordella, presidente da emissora, enfatizou a importância do acordo: “O legado de Michael, dentro e fora das quadras, fala por si. Estamos extremamente orgulhosos de tê-lo em nossa cobertura.”
Jordan, considerado por muitos o maior jogador de basquete de todos os tempos, levou o Chicago Bulls a seis títulos da NBA na década de 1990. Seu período como figura central na liga coincidiu com a primeira era de transmissões da NBA na NBC, de 1990 a 2002.
Fora das quadras, Jordan é um empreendedor, investidor e filantropo. Sua marca Jordan, uma divisão da Nike, é referência em calçados e roupas esportivas desde 1997. Ele foi o primeiro ex-jogador a se tornar proprietário majoritário de uma franquia da NBA, o Charlotte Hornets – sua participação acionária expirou em 2023 – e em 2020 fundou a equipe da NASCAR 23XI Racing com Denny Hamlin.
Ele também participou da série documental “The Last Dance” (Arremesso Final, no Brasil), que retratou a temporada final do lendário Bulls ao lado de Scottie Pippen e Dennis Rodman. A produção, disponível na plataforma Netflix, foi um sucesso estrondoso, embora tenha trazido à tona algumas divergências entre as principais figuras da equipe.
Na esfera social, ele apoiou inúmeras iniciativas focadas em jovens em situação de risco, crianças com doenças ou deficiências, professores e comunidades afetadas por desastres. As Clínicas Médicas da Família Michael Jordan, em parceria com a Novant Health, fornecem serviços essenciais na Carolina do Norte. Desde 2008, Jordan é o Embaixador Chefe de Desejos da Make-A-Wish e realiza desejos há mais de três décadas.
Em julho de 2024, a NBCUniversal e a NBA anunciaram um acordo de 11 anos para transmitir jogos da temporada regular e dos playoffs da NBA e da WNBA em várias plataformas a partir de 2025. A NBC Sports também confirmou sua equipe principal de comentários e análises, com outras figuras notáveis na equipe: Jamal Crawford e Reggie Miller como analistas de jogos; Carmelo Anthony como analista de estúdio; Mike Tirico e Noah Eagle como narradores principais. A produção será liderada pelo vencedor do Emmy, Frank DiGraci.
