Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ala-pivô do New Orleans Pelicans, Zion Williamson, primeira escolha do Draft da NBA em 2019, está no centro de uma grave acusação de agressão sexual, revelada nesta sexta-feira (30) pelo jornal britânico Daily Mail. A denúncia, apresentada por uma ex-namorada identificada como Jane Doe, descreve um “comportamento abusivo, controlador e ameaçador” por parte da superestrela. Os advogados de Williamson negaram veementemente as acusações.
A ação judicial, à qual o Daily Mail teve acesso, aponta que o jogador de basquete norte-americano é alvo de duas acusações de “estupro”, que teriam ocorrido em um relacionamento iniciado por volta de 2018, quando ele estudava na Universidade de Duke, e supostamente terminado em 2023.
A ex-namorada detalha que as agressões sexuais aconteceram após ela se mudar para Beverly Hills no outono de 2020 para treinar durante a pandemia de COVID-19. Em uma ocasião, ela relata que uma pessoa, descrita como agente de Williamson, a buscou em um hotel e a levou para a casa do atleta. Quando Williamson chegou, a mulher tentou sair e ele a chamou de “presunçosa”, “vadia” e exigiu ter relações sexuais. Diante de sua recusa, a denúncia judicial detalha que ele a “segurou sobre a cama com as mãos atrás das costas e a estuprou”.
Um mês depois, o segundo episódio teria ocorrido. Ela comentou seu desejo de visitar uma amiga em San Diego. Segundo o testemunho à Justiça de Los Angeles, o jogador de 24 anos teria dito que ela não poderia ir, ficou irritado, começou a jogar objetos, a agarrou, “a jogou no chão e a estuprou violentamente”.
Em seu relato, Williamson teria negado acesso ao celular e computador dela para impedir que ela denunciasse os fatos ou buscasse atendimento médico. Ela alega que ele a controlou e a machucou ao longo do relacionamento, denunciando abuso “de natureza sexual, física, emocional e econômica”, chegando a estrangulá-la, o que a fazia temer por sua vida, e manifestou ter recebido ameaças contra ela e seus familiares.
O advogado de Jane Doe, Sam Taylor, do escritório Lanier, afirmou em comunicado: “Nem nós nem nossa cliente queremos litigar este caso na imprensa. No entanto, devo dizer que este é um caso muito grave, como se reflete na demanda apresentada no condado de Los Angeles. Nossa cliente espera com ansiedade sua comparecência perante um júri de seus pares para obter justiça neste assunto”.
Defesa de Williamson Fala em “Extorsão”
Em contrapartida, os advogados de Zion Williamson se manifestaram com uma postura clara: “Nos tomamos estas acusações com a máxima seriedade e as negamos rotundamente. As acusações contidas na demanda são categoricamente falsas e imprudentes. Este é o terceiro time de advogados do demandante. Parece tratar-se de um intento de explorar a um esportista profissional impulsionado por motivos econômicos mais que por qualquer queixa legítima”, escreveram em um comunicado.
A defesa do jogador afirmou que Williamson e a denunciante “nunca mantiveram uma relação sentimental, mas sim mantiveram uma relação consensual e esporádica que começou há mais de seis anos, quando ele tinha 18” e “terminou há anos”. Alegaram que, em nenhum momento, a demandante levantou qualquer preocupação durante o relacionamento: “Só depois que a amizade terminou, começou a exigir milhões de dólares”.
“O Sr. Williamson denunciou os intentos de extorsão da demandante às forças da ordem. Entendemos que se emitiu uma ordem de prisão em relação com essa denúncia, e estamos preparados para proporcionar ao tribunal a documentação que respalda estes fatos. O Sr. Williamson também tem a intenção de apresentar contrademandas e solicitar uma indenização significativa por esta demanda difamatória. Confiamos em que o processo legal sacará à luz a verdade e exculpará por completo ao Sr. Williamson”, concluíram os advogados.
Outros Envolvimentos e Questões Esportivas
A figura da NBA volta aos noticiários por questões extracampo. Em abril passado, Ahkeema Love, mãe de sua primeira filha nascida em 2023, foi presa acusada de invasão de domicílio, agressão com agravantes e perseguição, conforme a Polícia de Kenner, Louisiana. Love teria jogado ovos na casa de uma mulher que teria um relacionamento com o jogador em 17 de março e enviado uma mensagem via Instagram: “Não se preocupe, a próxima será sua cabeça quando eu tiver este bebê, conte os dias que te restam”. Vale ressaltar que ela havia anunciado estar grávida em março e celebrou “a chegada de outro bebê à família”.
A declaração juramentada, à qual a NBC News teve acesso, detalha que Love “agarrou a vítima pelo cabelo e a golpeou com as chaves apertadas em seu punho”. Segundo as autoridades, a vítima sofreu lacerações acima dos olhos, um inchaço no rosto, arranhões nos braços e rosto e teve quatro unhas das mãos arrancadas. A agressora já foi liberada. “Acredita-se que nenhuma das duas mulheres seja a demandante no processo por estupro contra Williamson”, especificou o Daily Mail.
Antes disso, em junho de 2023, Zion Williamson se envolveu em outro escândalo. Após confirmar que seria pai, a atriz pornô Moriah Mills se mostrou surpresa com a notícia e confirmou encontros sexuais com o atleta, com quem, segundo ela, mantinha um relacionamento de casal. Ela chegou a revelar possuir vídeos íntimos de ambos: “Tenho fitas de sexo minhas e de Zion Williamson”.
No âmbito esportivo, Williamson tem tido uma passagem controversa pelos New Orleans Pelicans. Em 2021, ele se submeteu a uma cirurgia durante as férias para tratar uma fratura no pé sem comunicar a diretoria do time e chegou a pesar 136 kg (300 libras), um aumento de 11 quilos desde sua primeira temporada na liga. Atualmente, o site oficial da NBA informa que o jogador pesa 129 kg (284 libras).
Suas constantes lesões teriam levado os Pelicans a introduzir uma cláusula em seu contrato para monitorar de perto seu tratamento e sua condição física e alimentar. “Segundo fontes da liga, seu contrato estipula que ele será pesado periodicamente durante a totalidade de seu novo contrato. A soma de seu peso e porcentual de gordura corporal deve ser inferior a 133 quilos. Se não for, a quantidade de dinheiro garantida em seu contrato pode ser reduzida”, divulgou o jornalista Christian Clark em 2022.
