Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na segunda-feira (3), usuários do Twitter encontraram diversas publicações feitas pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, que levantavam dúvidas sobre a segurança das urnas eletrônicas e defendiam a implantação do voto impresso. As postagens datam dos anos de 2009, 2012 e 2013.
. “Hoje em Recife vi a comprovação científica de que as urnas eletrônicas são extremamente inseguras e suscetíveis a fraudes”, escreveu o atual ministro no dia 8 de novembro de 2013 no Twitter.
Esse sistema propicia diversas fraudes, sem auditoria. RT “@ConversaAfiada: Urna eletrônica: a quem interessa? – http://t.co/icL3lxyG“
— Flávio Dino (@FlavioDino) May 7, 2012
Hoje em Recife vi a comprovacao cientifica de que as urnas eletronicas sao extremamente inseguras e suscetíveis a fraudes.
— Flávio Dino (@FlavioDino) November 8, 2013
Em 2012, Flávio Dino afirmou que a violação de uma única urna poderia potencialmente alterar o resultado final de uma eleição, especialmente quando há uma pequena diferença de votos entre os candidatos.
No ano seguinte, o ex-governador do Maranhão expressou sua opinião sobre a insegurança das urnas eletrônicas e sua suscetibilidade a fraudes, mencionando um incidente que presenciou na cidade do Recife, em 8 de novembro de 2013.
Durante as eleições de 2014, Flávio Dino compartilhou uma matéria do site Valor Econômico, na qual o Ministério Público alertava sobre falhas relacionadas às urnas eletrônicas.