Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou, nesta quinta-feira (28), a prorrogação da atuação da Força Nacional em três operações na Amazônia Legal. As missões, que envolvem o combate ao desmatamento e queimadas ilegais, à extração ilegal de minério e madeira, à invasão de áreas públicas federais, ao crime organizado, ao narcotráfico e a crimes ambientais, contarão com o apoio de agentes da tropa federal até março de 2024.
A primeira operação, em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), terá duração de 90 dias a partir de 1º de janeiro. A segunda, em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), também terá duração de 90 dias, a partir de 2 de janeiro. A terceira, em apoio aos órgãos de segurança estaduais do Amazonas, na Operação Arpão 1 (Médio Solimões), terá duração de 90 dias, a partir de 4 de janeiro.
A Operação Arpão 1 é uma das ações mais importantes do governo federal no combate ao crime organizado na Amazônia. A base fluvial Arpão, instalada no Rio Solimões, é um importante ponto de apoio para as ações policiais na região.
A prorrogação da atuação da Força Nacional na Amazônia Legal é um importante reforço para as ações de combate à criminalidade e à preservação do meio ambiente na região.