Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública renovou por mais 90 dias a atuação da Força Nacional no Rio de Janeiro, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (05). A prorrogação atende a um pedido do governador do estado, Cláudio Castro (PL).
A Força Nacional está presente na região desde outubro do ano passado, com o objetivo de enfrentar a crise na segurança pública. Esta é a quarta extensão do período de atuação dos agentes.
Atualmente, cerca de 300 membros da Força Nacional e 250 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) reforçam o policiamento no estado. A autorização faz parte do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc), que busca promover a integração entre instituições de segurança e redes de informação.
Para apoiar as operações, o governo federal investiu mais de R$ 3,5 milhões em novos equipamentos, incluindo carabinas, espingardas, fuzis, granadas, pistolas e munição.
Em outra medida publicada na quarta, o Ministério também autorizou o envio de agentes da Força Nacional para o Amazonas por 120 dias, com a finalidade de combater incêndios florestais e queimadas.
Além disso, o efetivo atuará em atividades de defesa civil relacionadas ao meio ambiente e em “serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública” nos municípios de Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Lábrea e Manicoré.