Governo

Governo Federal alerta beneficiários sobre golpe usando acesso indevido de contas do Bolsa Família; saiba tudo

Foto: Lyon Santos/MDS/Divulgação

Desde a última quinta-feira (22), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) tem recebido relatos de coordenações estaduais e municipais do Bolsa Família sobre um golpe direcionado a famílias beneficiárias do Programa.

Segundo as denúncias, os beneficiários estão recebendo mensagens de texto (SMS) com links maliciosos, que podem levar a ataques de phishing.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ao clicar nesses links, os usuários expõem suas informações e acessos a criminosos, possibilitando o acesso indevido às contas bancárias onde os benefícios do Bolsa Família são depositados, frequentemente acessados pelo aplicativo Caixa TEM.

O MDS esclarece que:

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

– A comunicação oficial com as famílias é feita por meio de mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Programa Bolsa Família.
– O Programa Bolsa Família não envia SMS com links para outros sites.
– Qualquer estratégia adicional de comunicação, como SMS ou WhatsApp, será previamente informada aos estados e municípios pelos canais oficiais do MDS.
– O Programa Bolsa Família não realiza ligações telefônicas.

As famílias que foram vítimas do golpe devem comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal para contestar a transferência bancária, com a possibilidade de realizar a contestação também pelo aplicativo Caixa TEM. Além disso, recomenda-se registrar um Boletim de Ocorrência.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O MDS está monitorando a situação com a Caixa Econômica Federal, que gerencia o aplicativo CAIXA TEM. A Caixa Econômica está avaliando o número de ocorrências, orientando sua rede bancária e reforçando a segurança do aplicativo.

O MDS também reforçará as orientações sobre como proceder em casos de problemas com pagamentos por meio de seus canais de comunicação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile