Justiça

STF rejeita pedido do partido de Ciro Gomes para afastar Guedes

Nesta sexta-feira (06) o pedido do partido PDT solicitando que o Ministro da Economia, Paulo Guedes, fosse afastado de seu cargo, foi rejeitado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O partido de Ciro Gomes, apresentou uma ação à Corte solicitando que Guedes seja afastado até o final da Operação Greenfield, que apura um suposto envolvimento do economista em fraudes nos fundos de pensão antes de assumir como ministro do governo Bolsonaro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Supremo formou maioria contra o pedido no plenário virtual, ferramenta que os ministros usam para analisar os processos sem a necessidade de reunião presencial.  A previsão de término do pleito deverá acontecer na próxima terça-feira (10).

O ministro Marco Aurélio Mello, relator do caso, foi o primeiro a votar contra, na visão do decano o pedido do partido, impetrada pela Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), não é o instrumento jurídico adequado para solicitar o afastamento do ministro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na ação, o PDT afirma que Guedes deve ser afastado por agora possuir uma ‘blindagem institucional’.Os ministros: Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Rosa Weber também votaram contra o pedido.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile