Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta sexta-feira (02) mais 70 denúncias ligadas aos atos do dia 8 de janeiro, quando centenas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes da República.
O recebimento das denúncias da PGR é julgado no plenário virtual da Corte. Esse é o 7º lote de acusações ligadas ao 8 de Janeiro que está sendo analisado.
A sessão do STF está prevista para durar até as 23h59 do dia 9 de junho.
Até o momento, o STF já aceitou 1.176 denúncias relacionadas ao caso das 1.390 que foram apresentadas, todas relacionados a dois grupos de infratores: pessoas que participaram diretamente dos atos de vandalismo e aquelas que incitaram o movimento.
Nesta leva, seis denúncias são relativas a investigados acusados de participação direta nos atos. Neste caso, os crimes imputados são mais graves, entre os quais associação criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado ao patrimônio da União.
As outras 64 denúncias em julgamento são relativas a incitadores dos atos, sobretudos aqueles que acamparam por semanas em frente ao QG do Exército, em Brasília.
Os crimes imputados são de associação criminosa e incitação à animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais.