Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgará na próxima terça-feira (10) três ações de investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro da Defesa, Walter Braga Netto, por abuso de poder político. Os dois são acusados de usar a estrutura do Palácio da Alvorada para fazer lives em redes sociais e promover atos de campanha nas eleições de 2022.
Os processos foram apresentados ao TSE pelo PDT e pela Coligação Brasil da Esperança, que pedem a condenação dos dois acusados. Em uma das ações, são questionados encontros com governadores e cantores sertanejos no Palácio da Alvorada.
Em setembro, o relator dos processos, o ministro Benedito Gonçalves, reconheceu a conexão entre as ações e determinou que elas sejam analisadas em conjunto pela Corte.
Na última semana, o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, se manifestou contra a condenação de Bolsonaro e Braga Netto. Gonet é um dos nomes mais cotados para substituir Augusto Aras na Procuradoria-Geral da República. A decisão de indicação do procurador-geral cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ainda não anunciou quem vai indicar.