Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, defendeu que o Estado brasileiro precisa desenvolver programas de inteligência artificial (IA) que sejam capazes de combater o uso dessa ferramenta pelos disseminadores de fake news.
A fala foi feita pelo magistrado em entrevista que faz parte da série “Grandes Temas, Grandes Nomes do Direito”, da revista eletrônica Consultor Jurídico (Conjur).
Na entrevista, Toffoli expressou uma preocupação destacada com a potencial utilização da IA para manipular os resultados eleitorais no país. Embora reconheça os esforços da Justiça Eleitoral na regulamentação do assunto, o magistrado enfatizou a necessidade de medidas mais robustas para enfrentar essa questão.
“O Estado brasileiro tem de investir nessa tecnologia para o bem. E a sociedade brasileira também tem de compreender essa questão. Assim, é preciso criar programas de inteligência artificial que combatam a inteligência artificial das fake news, da desinformação”, disse o ministro do STF.