Justiça

Toffoli defende que Estado brasileiro crie programa de IA que combata “fake news”: ‘Para o bem’

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, defendeu que o Estado brasileiro precisa desenvolver programas de inteligência artificial (IA) que sejam capazes de combater o uso dessa ferramenta pelos disseminadores de fake news.

A fala foi feita pelo magistrado em entrevista que faz parte da série “Grandes Temas, Grandes Nomes do Direito”, da revista eletrônica Consultor Jurídico (Conjur).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na entrevista, Toffoli expressou uma preocupação destacada com a potencial utilização da IA para manipular os resultados eleitorais no país. Embora reconheça os esforços da Justiça Eleitoral na regulamentação do assunto, o magistrado enfatizou a necessidade de medidas mais robustas para enfrentar essa questão.

Toffoli ressaltou ainda que os responsáveis por possíveis abusos cometidos nas redes sociais não ficarão impunes, e defendeu a implementação de um sistema estatal eficaz para lidar com essas ameaças.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O Estado brasileiro tem de investir nessa tecnologia para o bem. E a sociedade brasileira também tem de compreender essa questão. Assim, é preciso criar programas de inteligência artificial que combatam a inteligência artificial das fake news, da desinformação”, disse o ministro do STF.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile