Justiça

STF diz que aumentou número de decisões colegiadas em 2024

(Divulgação/STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou o primeiro semestre deste ano com um aumento nas decisões colegiadas proferidas pelos onze ministros da Corte. O balanço, divulgado nesta segunda-feira (1°), foi apresentado após a aprovação do relatório de trabalho em uma sessão virtual.

Segundo o balanço, das 54 mil decisões proferidas nos primeiros seis meses de 2024, 10 mil foram tomadas pelo plenário ou pelas duas turmas do tribunal, representando um aumento de 18,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, a Corte registrou o menor acervo de processos em 30 anos, com 21,6 mil processos em tramitação. Isso representa uma redução de 10% em relação a 31 de dezembro de 2023, quando havia 23,9 mil processos em andamento.

Em seu voto durante o julgamento virtual, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, destacou que o aumento das decisões coletivas “reitera o compromisso da Corte em reforçar a colegialidade”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O incremento nas decisões colegiadas ocorre após a Corte ter sido criticada pelas decisões individuais dos ministros. Em novembro do ano passado, o Senado aprovou a PEC que limita as decisões monocráticas. Após a aprovação no Senado, a proposta seguiu para a Câmara dos Deputados, onde ainda está em tramitação.

A aprovação do balanço marca o início do recesso de um mês na Corte, com os trabalhos sendo retomados em 1° de agosto. Os prazos processuais ficarão suspensos entre os dias 2 e 31 de julho.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile