Justiça

Toffoli encerra investigações da Comissão de Ética da Presidência contra Campos Neto sobre offshore

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou o encerramento de três processos administrativos instaurados pela Comissão de Ética Pública contra o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.

A decisão foi tomada na Petição 12956, apresentada por Campos Neto, que argumentou que a comissão abriu os processos apesar de a Procuradoria-Geral da República (PGR) já ter analisado os mesmos fatos e concluído pela inexistência de crimes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os processos em questão investigavam um suposto conflito de interesses relacionado à manutenção de uma conta offshore por Campos Neto. No entanto, a PGR informou ao STF que o presidente do BC comprovou, junto às autoridades competentes, o cumprimento dos requisitos legais, resultando no arquivamento das investigações criminais.

Em sua decisão, Toffoli destacou que, como a PGR, responsável por solicitar a abertura de ação penal, não identificou infração penal ou indícios válidos de sua existência, os processos administrativos relacionados aos mesmos fatos devem ser encerrados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O ministro citou um precedente do STF, afirmando que, se a esfera criminal não identifica infrações, essas conclusões devem impactar a esfera cível para manter a coerência do sistema de Justiça.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile