đ„ Confira os Produtos Mais Vendidos desta Domingo (28) no Mercado Livre
đïž Ver Ofertas no Mercado Livređ„ Confira os Produtos Mais Vendidos desta Domingo (28) na Shopee
đ§Ą Ver Ofertas na ShopeeAs vastas planĂcies alagĂĄveis do pantanal, outrora exuberantes em verde, agora sĂŁo marcadas por carcaças carbonizadas de macacos, cobras e jacarĂ©s. Ao cair da noite, uma coluna de fumaça intensa irrompe no cĂ©u, testemunhando a incessante atividade do fogo e a agonia dos animais tentando escapar.
Delcio Rodrigues, diretor do Instituto ClimaInfo, lamenta que, devido Ă proporção gigantesca dos incĂȘndios, muitas vezes os animais nĂŁo tĂȘm chance de fugir e, quando tĂȘm, nĂŁo encontram para onde ir.
O fenĂŽmeno climĂĄtico El Niño, exacerbado pelas mudanças climĂĄticas, secou os rios locais e interrompeu as inundaçÔes sazonais que protegiam o ecossistema, tornando-o suscetĂvel a incĂȘndios.
De janeiro a inĂcio de junho de 2024, os focos de incĂȘndio no bioma aumentaram em impressionantes 974% em comparação ao mesmo perĂodo do ano anterior, conforme dados do Programa de BDQueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Este ano estĂĄ caminhando para ultrapassar 2020 como o pior jĂĄ registrado em termos de incĂȘndios florestais no pantanal. Em 2020, estima-se que as chamas ceifaram aproximadamente 17 milhĂ”es de vertebrados, de acordo com um estudo publicado na Scientific Reports.
O patrimÎnio mundial da Unesco, cobrindo uma årea mais de duas vezes maior que Portugal, é o habitat da maior população de onças-pintadas do mundo, além de espécies como a anta e o tamanduå-bandeira, que enfrentam risco iminente de extinção.
