Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Mercosul e a União Europeia fecharam, nesta sexta-feira (28) um acordo comercial, que vinha sendo negociado desde 1999. O anúncio deve ser feito em Bruxelas, capital da Bélgica e uma das sedes do parlamento europeu ainda hoje.
No início da tarde desta sexta, o Ministério da Agricultura, em seu perfil no Twitter, comemorou a assinatura do acordo “momento histórico, aguardado há 20 anos”.
A ministra da Agricultura, Teresa Cristina, e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, estão em Bruxelas, onde as negociações se intensificaram nos últimos dias.
Ministra @TerezaCrisMS comemora o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Nos últimos dias, ela, o ministro @ernestofaraujo e o secretário especial @MarcosTroyjo intensificaram as negociações para alcançar o resultado pic.twitter.com/Hd8A8s9qE8 — Ministério da Agricultura (@Min_Agricultura) June 28, 2019
Este acordo de livre-comércio pode ser um dos maiores já assinados. A negociação envolve os 28 países da UE e as quatro nações que fazem parte do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). Os dois blocos juntos reúnem aproximadamente 770 milhões de consumidores.
Segundo informações do Ministério da Agricultura, o bloco europeu atualmente é o segundo maior parceiro do Mercosul, atrás da China. Os países sul-americanos exportam para a União Europeia principalmente produtos agrícolas. Já os europeus exportam produtos industriais, como autopeças, veículos e farmacêuticos.