Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O governo americano confirmou nesta sexta-feira (2) oficialmente a saída do tratado de desarmamento nuclear sobre mísseis de alcance intermediário (INF), assinado em 1987 com a então URSS nos últimos anos da Guerra Fria.
Os Estados Unidos voltaram a acusar a Rússia de violar o emblemático texto bilateral com seu sistema de mísseis 9M729.
“A retirada dos Estados Unidos conforme o artigo XV do tratado tem efeito hoje porque a Rússia não retornou ao respeito total e verificado”, afirma em um comunicado o chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo. Ele está em Bangcoc para acompanhar um encontro de países do sudeste asiático.
Alguns minutos antes, a Rússia já tinha anunciado o fim do tratado “por iniciativa dos Estados Unidos”.
O vice-ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Riabkov, afirmou que seu país propôs aos Estados Unidos uma moratória na instalação das armas nucleares.
O tratado, que aboliu o uso de mísseis com alcance entre 500 e 5.500 km, encerrou a crise dos mísseis europeus na década de 1980, provocada pela presença de ogivas nucleares SS-20 soviéticas dirigidas a capitais ocidentais.
Em fevereiro, Washington suspendeu sua participação no tratado, ao acusar Moscou de fabricar mísseis que não estavam de acordo com o estipulado no tratado. Moscou, que rejeita a acusação, seguiu a decisão de Washington e também anunciou a suspensão de sua participação.
A suspensão do tratado INF gera temores de uma nova corrida armamentista entre Moscou e Washington.