Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um relatório sugere que o 1º caso confirmado de coronavírus da China foi notificado dia 17 de novembro de 2019, um mês antes do que a ditadura comunista chinesa alegou anteriormente, informa o portal South China Morning Post (SCMP).
Documentos do governo analisados pelo jornal, mostram o primeiro caso relatado de coronavírus em 17 de novembro. Os cientistas acreditam que uma pessoa de 55 anos de Hubei, uma província no centro da China, poderia ser o “paciente zero”, embora ainda não foi confirmado.
Dos 9 primeiros casos relatados em novembro – 4 homens e 5 mulheres – nenhum deles era o “paciente zero”, termo usado para se referir à pessoa identificada como a primeira portadora de uma doença transmissível.
Todos os dias após 17 de novembro, 1 a 5 novos casos foram registrados e, em 15 de dezembro, o número de infecções havia aumentado para 27.
Cinco dias depois, o número chegou a 60, informou o SCMP.
Segundo o SCMP, em 27 de dezembro, Zhang Jixian, médico chinês do Hospital Provincial de Medicina Chinesa e Ocidental da Província de Hubei, disse às autoridades de saúde que a doença peculiar tipo pneumonia que infecta pessoas foi realmente causada por um novo coronavírus. Três dias depois, o número de casos confirmados saltou para 266. Após 24 horas, o número subiu para 381.