Mundo

Confronto violento na fronteira entre Índia e China deixa três mortos

Ao menos três militares indianos morreram em um confronto violento com o exército chinês na disputada fronteira entre os dois países, mas há “vítimas nos dois lados”, anunciou o exército da Índia, enquanto a China acusa os militares de atravessar a linha divisória.

O Exército indiano disse em um comunicado:

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Durante o processo de desescalonamento em andamento no Vale Galwan, ocorreu um confronto violento ontem à noite com vítimas. A perda de vidas no lado indiano inclui um oficial e dois soldados. Altos oficiais militares dos dois lados estão atualmente reunidos no local para amenizar a situação.”

O porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, disse que as tropas indianas atravessaram a fronteira e “provocaram e atacaram os chineses, o que gerou um grave confronto”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Zhao não confirmou as informações indianas sobre vítimas chinesas.

“China e Índia concordam em seguir resolvendo os problemas bilaterais por meio do diálogo”, disse.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Pedimos novamente à Índia que controle suas tropas na fronteira. Não atravessem a fronteira, não provoquem problemas”, insistiu o porta-voz chinês.

As tensões entre os dois países aumentaram nas últimas semanas ao longo da fronteira comum de 3.500 quilômetros, que nunca foi devidamente delimitada.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As duas potências regionais tiveram várias disputas territoriais nas zonas de Ladakh e Arunachal Pradesh.

Os dois países se enfrentaram em uma guerra relâmpago em 1962. Os confrontos em zonas montanhosas entre os exércitos indiano e chinês se tornaram mais frequentes nos últimos anos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
*Com informações de AFP
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile