Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em entrevista a jornalistas organizada pela campanha de Trump, que disputa a reeleição nos EUA, um ex-sócio de Hunter Biden, filho de Joe Biden, disse que o candidato democrata sabia das negociações que os dois mantiveram com uma empresa de petróleo chinesa. A informação é do site Poder 360.
Anthony Bobulinski, que esteve com os jornalistas na quinta-feira (22), afirmou que Hunter consultou o pai em 2017 sobre os planos de estabelecer parceria comercial com a empresa petrolífera chinesa CEFC China Energy Co. para investir nos Estados Unidos e em outros países.
O ex-sócio do filho de Biden disse ter ficado irritado com as declarações públicas de Joe Biden de que ele nunca discutiu as atividades de negócios internacionais de Hunter e outros membros da família.
Bobulinski ainda afirmou que participou de uma reunião com Hunter, Joe Biden e o irmão de Biden (James), em Los Angeles, em 2017. Na ocasião, teriam discutido “os planos de negócios da família Biden com os chineses, dos quais [Joe Biden] estava claramente familiarizado pelo menos em alto nível”.
Ele não respondeu a perguntas após sua declaração ou forneceu mais detalhes sobre quaisquer comentários feitos pelo ex-vice-presidente. Bobulinski exibiu 3 telefones que, de acordo com ele, continham informações que entregaria ao FBI, a polícia federal norte-americana.
O empresário também disse que forneceria informações ao Comitê de Segurança Interna e Assuntos Governamentais do Senado.
Segundo documentos obtidos pelo jornal Wall Street Journal, o negócio com a petrolífera da China foi conduzido por Bobulinski, que atuou como presidente-executivo, e 4 outros sócios: Hunter e James Biden; Rob Walker, ex-funcionário do governo Clinton; e James Gilliar, cidadão britânico.
A parceria não recebeu, de acordo com o jornal, propostas de recursos, nem concluiu as negociações. Walker não foi localizado para comentar e Gilliar disse que não tem conhecimento do envolvimento de Biden nas negociações com a empresa chinesa.
“Gostaria de esclarecer qualquer especulação de que o ex-vice-presidente Biden estava envolvido nas discussões de 2017 sobre nossa potencial estrutura de negócios. Não tenho conhecimento de qualquer envolvimento em qualquer momento do ex-vice-presidente. A atividade em questão nunca gerou receita ao projeto”, afirmou o britânico.
A campanha de Biden negou que o candidato tivesse qualquer participação no empreendimento do filho na China:
“Joe Biden nunca pensou em se envolver em negócios com sua família, nem em qualquer outro negócio no exterior. Ele nunca teve ações em nenhum desses acordos comerciais, nem qualquer membro da família ou qualquer outra pessoa que tenha relação com ele ”.