Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Terremoto Grécia Turquia tsunami
Um terremoto de 7 graus de magnitude atingiu o Mar Egeu na manhã desta sexta-feira (30) perto da Turquia e da Grécia, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS, em inglês) e mata ao menos 23 pessoas, uma por afogamento, enquanto 804 pessoas ficaram feridas, informou a agência Reuters
Na ilha grega de Samos, dois adolescentes, um menino e uma menina, foram encontrados mortos em uma área onde um muro havia desabado.
As autoridades disseram que 21 pessoas foram mortas em áreas costeiras no oeste da Turquia, enquanto dois adolescentes – um menino e uma menina – morreram na ilha grega de Samos depois que um muro desabou sobre eles.
Na Turquia, pelo menos 20 prédios apenas na cidade de Izmir foram destruídos, disse o prefeito Tunc Soyer à CNN da Turquia. As imagens mostraram veículos esmagados sob os edifícios e pessoas cavando entre os escombros em busca de sobreviventes.
Pelo menos 804 pessoas ficaram feridas na Turquia, disse a agência de desastres do país. Dezenas foram salvas por equipes de resgate usando escavadeiras e helicópteros para procurar sobreviventes.
As operações de busca e resgate continuaram em 17 edifícios desmoronados ou danificados, disse o AFAD. O governador de Izmir disse que 70 pessoas foram resgatadas sob os escombros.
As autoridades turcas informaram que o menos seis prédios foram destruídos nas cidades de Izmir, Bornova e Bayrakli, e outros apresentaram rachaduras.
Alguns bairros foram inundados com o aumento da água do mar, que varreu uma enxurrada de destroços para o interior e deixou os peixes encalhados à medida que recuavam.
O epicentro do terremoto foi registrado a 17 km da costa de Izmir e com 16 km de profundidade, informou a Presidência de Gestão de Desastres e Emergências da Turquia (AFDA, em inglês). Para o órgão, o tremor teve 6,6 graus de magnitude.
Os moradores da ilha grega de Samos, cuja população é de cerca de 45 mil habitantes, foram aconselhados a deixar as áreas costeiras.
“Foi um terremoto muito forte. É difícil ter um grande”, afirmou Eftyhmios Lekkas, chefe da organização de planejamento antissísmico da Grécia, à emissora Greece’s Skai.
@sigagazetabrasil no Instagram e veja os vídeos: