terça-feira, 20 de abril de 2021

Austrália aprova lei que obriga Big Techs a pagar por notícias

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1

Nesta quinta-feira (25), o Parlamento da Austrália aprovou uma lei que obriga gigantes da tecnologia, as Big Techs como Google e Facebook, a pagarem veículos de comunicação pelo uso de notícias.

O código garantirá que as empresas de mídia de notícias sejam remuneradas de forma justa pelo conteúdo que publicam, ajudando a sustentar o jornalismo de interesse público na Austrália”, lê-se em comunicado divulgado pelo ministro das Finanças, Josh Frydenberg, e pelo ministro das comunicações, Paul Fletcher.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

A versão original do texto sofreu modificações depois que o Facebook censurou a  publicação de notícias na rede social do país.

A nova lei australiana estipula prazo de 2 meses para que as plataformas negociem o valor a ser pago com as empresas de comunicação. Um órgão do governo vai intervir apenas se as partes não chegarem a um acordo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 3

O Google, que inicialmente fez campanha contra a proposta de lei, antecipou-se e fechou acordos com empresas e conglomerados de notícias na última semana.

A nova legislação australiana pode servir de base para ações em outros países, como o Canadá. O ministro canadense Steven Guilbeault condenou a ação do Facebook de censurar páginas de notícias australianas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 4

Ele é responsável por elaborar legislação que obrigaria as gigantes de tecnologia a pagarem por conteúdo.

Guilbeault disse que o Canadá pode adotar o modelo australiano e também exigir que Facebook e o Google negociem com as agências de notícias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimos artigos