Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A rede social Twitter acatou um pedido da índia e apagou algumas postagens que criticavam o governo indiano sobre o combate ao coronavírus (Covid-19). A informação é da Reuters.
Anteriormente, a Índia pediu que fossem tiradas dezenas de postagens, inclusive algumas feitas por parlamentares locais. O pedido foi feito em um momento de colapso no sistema de saúde do país, com números de casos diários atingindo máximas não vistas em nenhuma parte do mundo.
A solicitação foi parcialmente atendida: uma porta-voz da plataforma ouvida pela Reuters confirmou que alguns tuítes foram tirados do ar devido a um “pedido legal” ao qual, diz o Twitter, a rede é obrigada a cumprir.
Segundo a plataforma Lumen, ligada à Universidade Harvard, havia 21 posts no pedido feito pelo governo indiano. Essas publicações são de nomes conhecidos na Índia como o congressista Revnath Reddy.
As autoridades indianas embasam o pedido na Lei de Informação Tecnológica de 2000. Não está claro qual seção da lei foi acionada neste caso, mas o governo geralmente usa uma cláusula que trata de “proteção da soberania e da integridade da Índia”.