sexta-feira, 18 de junho de 2021

EUA impõem sanções contra a ditadura Ortega; Nicarágua pode ser suspensa da OEA 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1

Os Estados Unidos impuseram nesta quarta-feira (9) sanções econômicas a importantes figuras do Governo da Nicarágua, liderado pela ditadura de Daniel Ortega, como resposta à prisão de vários membros da oposição, incluindo quatro aspirantes à presidência.

O Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, solicitou ao Embaixador Sir Ronald Sander, Representante Permanente de Antígua e Barbuda junto à OEA e Presidente do Conselho Permanente e da Comissão Permanente, uma reunião urgente para tratar do situação na Nicarágua, incluindo a ativação dos mecanismos necessários para a aplicação à Nicarágua do artigo 21 da Carta Democrática Interamericana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

Em sua carta, Almagro considera que, na Nicarágua, “houve uma modificação da ordem constitucional em conformidade com o artigo 20 da Carta Democrática Interamericana”.  

“O Governo da Nicarágua embarcou nos últimos dias um ataque sem precedentes contra dirigentes da oposição, candidatos a cargos de eleição pública e dirigentes sociais e empresariais, prendendo-os sem garantia de seus direitos ou processos judiciais”, detalha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 3

O regime de Daniel Ortega mantém Cristiana Chamorro em prisão domiciliar, a quem inibiu qualquer cargo público. Cristiana Chamorro é “processada” por gestão abusiva, falsidade ideológica em real concorrência com o crime de lavagem de dinheiro, bens e bens.

Esta semana, a Polícia Daniel Ortega prendeu os candidatos presidenciais Arturo Cruz, Félix Maradiaga e Juan Sebastián Chamarro, aplicando a Lei 1055. Lei de Defesa dos Direitos do Povo à Independência, Soberania e Autodeterminação pela Paz ”. Ele os investiga por supostamente “praticar atos que minam a independência, soberania e autodeterminação, incitar a ingerência estrangeira nos assuntos internos, solicitar intervenções militares, organizar com financiamento de potências estrangeiras para realizar atos de terrorismo e desestabilização, propor e administrar , bloqueios de operações comerciais e financeiras contra o país e suas instituições, exigem, exaltam e aplaudem a imposição de sanções contra o Estado da Nicarágua e seus cidadãos, e ferir os interesses supremos da nação ”. Na escuridão desta Lei, também foram presos os opositores José Pallais Arana, Violeta Granera e o ex-presidente do Conselho Superior da Empresa Privada (COSEP) e ex-aliado de Daniel Ortega, José Adán Aguerri.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimos artigos