Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O governo Biden disse que estenderá por tempo indeterminado uma política de pandemia da era Trump que permite aos EUA expulsar rapidamente os migrantes sem documentos.
A política conhecida como Título 42 visa prevenir a disseminação da Covid-19 nas instalações de detenção, dizem as autoridades. Crianças e algumas famílias estão isentas.
Pelo menos 940.000 pessoas foram expulsas desde que foi emitido no ano passado.
A decisão ocorre no momento em que os migrantes continuam a migrar para a fronteira dos Estados Unidos, incluindo cerca de 210.000 somente em julho.
Em um comunicado, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA disseram que a política permanecerá em vigor até que a disseminação da Covid por não cidadãos deixe de ser um “sério perigo” para a saúde pública.
O CDC disse que revisará a situação a cada 60 dias.
O anúncio atraiu indignação de grupos de defesa da imigração, que acusaram a equipe de Biden de apoiar as políticas linha-dura anti-imigração de Donald Trump.
Oficiais da Alfândega e Proteção de Fronteiras encontraram uma média de 6.779 pessoas por dia em julho, incluindo 616 crianças desacompanhadas, informou o processo judicial de segunda-feira.
Ele acrescentou que o “número recorde” de migrantes “sobrecarregou” as operações do Departamento de Segurança Interna (DHS), de acordo com David Shahoulian, secretário assistente para políticas de fronteira e imigração.
“Essas taxas de encontro … fizeram com que as instalações de fronteira fossem ocupadas além de sua capacidade operacional normal, impactando a capacidade de empregar o distanciamento social”, disse Shahoulian no processo.