Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Neste sábado (14), o forte tremor que abalou o Haiti e deixou ao menos 304 pessoas, de acordo com novo boletim emitido pela Defesa Civil do país. Os números iniciais apontavam para 29 mortos. Segundo os novos dados divulgados, 160 das vítimas estavam no sul do território haitiano, onde foi registrado o epicentro do tremor, enquanto 100 estavam em Grand’Anse, um dos departamentos mais afetados na catástrofe.
A agência de proteção civil do Haiti disse que equipes de busca seriam enviadas para a área. Equipes de resgate e transeuntes conseguiram puxar muitas pessoas dos escombros para um local seguro, disse a agência no sábado à tarde no Twitter. Segundo o relatório, os feridos ainda estão sendo levados aos hospitais.
Henry declarou estado de emergência de um mês para todo o país e disse que não pediria ajuda internacional até que a extensão dos danos fosse conhecida. Ele disse que algumas cidades foram quase totalmente arrasadas e que o governo tinha pessoas na cidade costeira de Les Cayes para ajudar a planejar e coordenar a resposta.
“O mais importante é recuperar o máximo possível de sobreviventes sob os escombros”, disse Henry. “Aprendemos que os hospitais locais, em particular o de Les Cayes, estão lotados de pessoas feridas e fraturadas.”
Ele disse que a Cruz Vermelha Internacional e hospitais em áreas não afetadas estão ajudando a cuidar dos feridos e apelou aos haitianos por unidade.
“As necessidades são enormes. Devemos cuidar dos feridos e fraturados, mas também dar comida, socorro, abrigo temporário e apoio psicológico ”, disse.