Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Herói do filme ‘Hotel Ruanda’ é condenado a 25 anos por ‘terrorismo’

O ativista Paul Rusesabagina – ex-gerente de hotel retratado como herói em um filme de Hollywood sobre o genocídio do país em 1994 – foi considerado culpado de fazer parte de um grupo responsável por ataques “terroristas” e condenado a 25 anos de prisão por um tribunal de Ruanda.

Rusesabagina boicotou o veredicto de segunda-feira após declarar que não esperava justiça em um julgamento que chamou de “farsa”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O caso ganhou destaque desde que Rusesabagina, 67, foi preso em agosto de 2020, após o que ele descreveu como um sequestro de Dubai pelas autoridades ruandesas.

Ele foi acusado de apoiar um braço armado de sua plataforma política de oposição, o Movimento Ruandês pela Mudança Democrática. O grupo assumiu alguma responsabilidade pelos ataques em 2018 e 2019 no sul do país, nos quais nove ruandeses morreram.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Ele fundou uma organização terrorista que atacou Ruanda, ele contribuiu financeiramente para atividades terroristas”, disse a ministra Beatrice Mukamurenzi sobre Rusesabagina.

Os promotores ruandeses pediram prisão perpétua ao ex-hoteleiro, responsável por salvar mais de 1.200 vidas durante o genocídio de 1994.Mas Mukamurenzi disse que o prazo “deveria ser reduzido para 25 anos”, pois foi sua primeira condenação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

‘Mostrar julgamento’

Desde que foi retratado pelo ator Don Cheadle como o herói do filme de 2004 Hotel Rwanda , Rusesabagina – com sede nos Estados Unidos – emergiu como um crítico proeminente do presidente Paul Kagame.

Em declarações à Al Jazeera de Bruxelas, a filha de Rusesabagina, Carine Kanimba, disse que seu pai deveria ser libertado e ter permissão para voltar para casa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Este veredicto não significa nada para nós. Nosso pai foi sequestrado”, disse Kanimba. “Ele foi arrastado através das fronteiras internacionais em violação do direito internacional.”

“Meu pai sabe que seus direitos foram violados… por isso ele decidiu sair do julgamento, e isso é tudo político”, disse ela, acrescentando que seu pai era “um prisioneiro político”. “As acusações são completamente inventadas.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A filha disse que sua família estava “muito preocupada” com a saúde de Resesabagina e temia que ele morresse na prisão.

“Todas as sextas-feiras temos uma ligação de cinco minutos com meu pai … ele não parece à vontade. Parece que as autoridades da prisão o estão pressionando, impedindo-o de dizer o que quer e nos impedindo de realmente dizer o que queremos dizer a ele. E a ligação é muito curta. Meu pai é forte emocionalmente, ele é individualmente muito forte emocionalmente. Fisicamente, porém, estamos muito, muito preocupados. ”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A autora Michela Wrong, que recentemente publicou um livro sobre Ruanda, disse à Al Jazeera que o veredicto foi claramente uma mensagem à oposição.

“Este parece um julgamento espetacular, que visa realmente silenciar os dissidentes, garantindo que qualquer pessoa que se levantar, criticar e desafiar Kagame simplesmente não tenha permissão para fazer isso”, disse ela.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O veredicto deixa claro para as pessoas que estão na diáspora e critica Kagame que o governo pode levá-las onde quer que estejam.”

Rusesabagina foi apontado por desafiar o governo de Kagame por anos, disse Wrong.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Cidadão belga e residente nos Estados Unidos, Rusesabagina recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade dos Estados Unidos por seus esforços durante o genocídio.

Rusesabagina negou todas as acusações contra ele, enquanto seus apoiadores descreveram o julgamento como prova do tratamento implacável de Kagame aos oponentes políticos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O governo de Ruanda disse que Rusesabagina teria um julgamento justo, mas isso atraiu preocupação internacional. Em dezembro, 36 senadores norte-americanos escreveram a Kagame, instando-o a libertar Rusesabagina.

“Este foi um julgamento-espetáculo, em vez de uma investigação judicial justa”, disse Geoffrey Robertson QC, especialista da Clooney Foundation for Justice’s TrialWatch no caso.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“As provas da acusação contra ele foram reveladas, mas não contestadas. Dada a idade e a saúde do Sr. Rusesabagina, esta sentença severa provavelmente será uma sentença de morte. ”

‘Desaparecimento forçado’

Os promotores haviam buscado prisão perpétua sob nove acusações, incluindo “terrorismo”, incêndio criminoso, tomada de reféns e formação de um grupo rebelde armado dirigido por ele do exterior.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Rusesabagina se tornou uma celebridade global após o filme de Hollywood, que o retratou arriscando sua vida para abrigar centenas de pessoas como gerente de um hotel de luxo na capital de Ruanda, Kigali, durante o genocídio de 100 dias quando os hutus étnicos mataram mais de 800.000 pessoas, principalmente de a minoria tutsi.

Cheadle foi indicado ao Oscar pelo papel. Rusesabagina usou sua fama para destacar o que descreveu como violações de direitos pelo governo de Kagame, um comandante rebelde tutsi que assumiu o poder depois que suas forças capturaram Kigali e interromperam o genocídio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O julgamento de Rusesabagina começou em fevereiro, seis meses depois de ele chegar a Kigali em um vôo de Dubai.

Seus apoiadores dizem que ele foi sequestrado. O governo de Ruanda sugeriu que ele foi levado a embarcar em um avião particular.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Human Rights Watch disse na época que sua prisão equivalia a um “desaparecimento forçado”, que chamou de uma grave violação do direito internacional.

Rusesabagina disse que foi amordaçado e torturado antes de ser preso, mas as autoridades ruandesas negaram.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Pacheco

Últimas Notícias

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), criticou nesta quinta-feira (25) a decisão do governo Lula de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra...

Felipe Neto Felipe Neto

Últimas Notícias

O embate entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o influenciador de esquerda Felipe Neto escalou para medidas legais após...

Celebridades

A supermodelo internacional Gisele Bündchen foi detida pela polícia na quarta-feira (24) em Surfside, Flórida, enquanto dirigia seu Mercedes G Wagon cinza. O momento,...

Destaques

A reforma tributária em andamento no Brasil prevê um mecanismo inovador para beneficiar famílias de baixa renda: o cashback. Esse sistema consiste na devolução...

Últimas Notícias

Um acidente de trânsito entre um ônibus articulado e um carro deixou cinco pessoas feridas na tarde desta quinta-feira (25), na Avenida Paulista, no...

RESUMO DO DIA

Dolar: 5,16 Euro: 5,54 ✅Vídeo Mostra Momento Em Que Motorista De Porsche É Liberado Sem Teste De Sem Bafômetro CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

preso carro dos correios

Últimas Notícias

Um homem de 33 anos foi preso em flagrante na tarde da última terça-feira (23) após roubar um carro dos Correios no bairro Nova...

Últimas Notícias

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a solicitar à Polícia Federal (PF) uma investigação mais profunda sobre os persistentes...

Últimas Notícias

Uma advogada de 34 anos, natural de Mato Grosso do Sul, foi presa em Itanhaém, no litoral de São Paulo, na manhã de quarta-feira...

Brasil

O Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) do Brasil integrou o Time Azul no Locked Shields 2024 (LS 24), realizado entre 22 e 26 de...

Brasil

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) cancelou simultaneamente 76 multas emitidas à Viação Águia Branca, uma das maiores empresas de ônibus do país....

Brasil

Um homem de 54 anos foi encontrado morto dentro de um carro no estacionamento do supermercado Assaí Atacadista, localizado na Avenida Recife, no bairro...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit