Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Nova Zelândia manterá suas fronteiras fechadas para a maioria dos viajantes internacionais por mais cinco meses, disse o governo na quarta-feira, delineando uma redução cautelosa das restrições de fronteira que estão em vigor desde que o COVID-19 atingiu em março de 2020.
Junto com seu isolamento geográfico, o país do Pacífico Sul impôs algumas das restrições de pandemia mais rígidas entre os países da OCDE, limitando a disseminação do COVID-19 e ajudando sua economia a se recuperar mais rápido do que muitos de seus pares.
Mas um surto da variante Delta altamente contagiosa no início deste ano forçou uma mudança na estratégia, com a principal cidade de Auckland agora abrindo apenas gradualmente conforme as taxas de vacinação aumentam.
Viajantes internacionais totalmente vacinados terão permissão para entrar no país a partir de 30 de abril de 2022, com a reabertura sendo encenada ao longo do tempo, disse o ministro da Resposta do COVID-19, Chris Hipkins, em entrevista coletiva.
Neozelandeses totalmente vacinados e portadores de visto de residência na vizinha Austrália podem viajar para a Nova Zelândia a partir de 16 de janeiro, enquanto neozelandeses vacinados e portadores de visto de residência da maioria dos outros países serão permitidos a partir de 13 de fevereiro.
‘Abordagem em fases’
“Uma abordagem em fases para se reconectar com o mundo é a abordagem mais segura para garantir que o risco seja gerenciado com cuidado”, disse Hipkins.
“Isso reduz qualquer impacto potencial nas comunidades vulneráveis e no sistema de saúde da Nova Zelândia.”
Os viajantes não serão mais obrigados a permanecer nas instalações de quarentena do estado, disse ele, mas outras medidas serão implementadas, incluindo um teste negativo antes da partida, prova de estar totalmente vacinado e um teste COVID-19 na chegada.