Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Israel diz que vai proibir a entrada de todos os estrangeiros no país, tornando-se a primeira nação a fechar completamente suas fronteiras em resposta a uma nova variante do coronavírus potencialmente mais contagiosa .
O primeiro-ministro Naftali Bennett disse que a proibição, pendente da aprovação do governo, duraria 14 dias.
As autoridades esperam que dentro desse período haja mais informações sobre a eficácia das vacinas COVID-19 contra o Ômicron, que foi detectado pela primeira vez na África do Sul e foi apelidado de “variante de preocupação” pela Organização Mundial de Saúde.
“Nossas hipóteses de trabalho são de que a variante já está em quase todos os países”, disse o ministro do Interior, Ayelet Shaked, ao Meet the Press. “E que a vacina é eficaz, embora ainda não saibamos até que ponto.”
A proibição entrará em vigor à meia-noite deste domingo. A proibição de viajar para estrangeiros vindos da maioria dos estados africanos foi imposta na sexta-feira.
O Dr. Ran Balicer, chefe do painel consultivo do governo sobre COVID-19, disse à rádio pública Kan de Israel que as novas medidas eram necessárias para a “névoa de guerra” em torno da nova variante, dizendo que era “melhor agir cedo e estritamente” para prevenir sua propagação.
No sábado, Israel disse ter detectado a nova cepa em um viajante que voltou do Malauí e que estava investigando outros sete casos suspeitos. As sete pessoas incluíam três indivíduos vacinados, todos colocados em isolamento.