Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
As forças especiais curdas apoiadas pelos militares dos EUA mataram cinco supostos combatentes em uma operação aerotransportada na província de Deir Az Zor, no leste da Síria , segundo as forças curdas.
As Forças Democráticas da Síria (SDF), uma aliança de combatentes curdos e árabes apoiada pelos EUA, que controla a região curda semi-autônoma do nordeste da Síria, disse em um comunicado na segunda-feira que a operação ocorreu perto da aldeia de al-Busaira.
Com o apoio da coalizão liderada pelos EUA , a operação teve como alvo um esconderijo usado por “uma célula perigosa do terrorista” grupo armado do ISIL (ISIS), disse a SDF em um comunicado. O grupo ISIL, que havia capturado grandes áreas da Síria e do Iraque em 2014, foi encerrado como uma unidade territorial em 2019 com a ajuda de uma coalizão militar internacional.
A SDF disse que ocorreram tiroteios que resultaram na morte de cinco membros do ISIL, a maioria deles usando cintos explosivos.
“Hoje a SDF conduziu uma operação em Deir Ezzor Governatorate removendo quatro lutadores Daesh do campo de batalha e realizando uma destruição controlada de explosivos. Esta operação promove os esforços contínuos para fornecer proteção e segurança para a região ”, disse a coalizão liderada pelos EUA no Twitter, referindo-se ao ISIL por sua sigla em árabe Daesh.
‘Sequestrou vários civis’
A Agência de Notícias Síria (SANA) disse anteriormente que as forças americanas “sequestraram vários civis” em uma “grande operação aerotransportada” perto de Deir Az Zor na madrugada de segunda-feira.
A agência estatal disse que as tropas americanas dispararam “indiscriminadamente” contra casas, matando três civis, todos membros de uma mesma família.
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, um monitor de guerra baseado no Reino Unido que possui uma ampla rede de fontes em toda a Síria, disse que pelo menos quatro pessoas foram mortas.
Os mortos eram membros da mesma família, incluindo dois que foram baleados por um helicóptero enquanto tentavam fugir em uma motocicleta, disse o chefe do Observatório, Rami Abdel Rahman.
Al-Busaira é uma vila que fica nas margens do Eufrates, entre as duas principais cidades de Deir Az Zor e Mayadeen, no meio do coração original do ISIL.
O ISIL continuou a realizar ataques, lançando frequentes ataques de bater e fugir de esconderijos no deserto em ambos os lados da fronteira com o Iraque.