Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Kim Jong Un: 10 anos de mísseis, assassinato e miséria econômica

Seul, Coreia do Sul – Kim Jong Un não tinha nem 30 anos quando assumiu o controle da Coreia do Norte após a morte de seu pai em dezembro de 2011.

Alguns previram que, quando o peso de governar um país inteiro fosse colocado sobre o jovem gordinho educado na Suíça, ele escolheria um caminho de reforma, calculando que seria mais benéfico para seu povo do que o isolamento, o confronto e os testes de mísseis.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mas não foi aí que Kim dirigiu seu país. Na verdade, aconteceu o contrário.

“Kim Jong Un sempre teve um instinto natural de poder”, disse à agência de notícias Al Jazeera Go Myong-hyun, pesquisador do Instituto Asan para Estudos de Políticas com foco na Coreia do Norte.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na verdade, é provavelmente por isso que ele foi escolhido como o “único sucessor e líder da revolução Juche” por seu pai, embora ele fosse o filho mais novo e não necessariamente o herdeiro óbvio do trono.

“Ele tinha a qualidade mais importante para ser o líder da Coreia do Norte, sua obsessão pelo poder”, disse Go.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Sob Kim Jong Un, a Coreia do Norte intensificou os testes de armas e agora possui ameaças na forma de armas termonucleares e mísseis balísticos intercontinentais que podem atingir a maior parte do continente dos Estados Unidos, mesmo em 2017 alimentando temores de uma guerra nuclear entre os países.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Kim Jong Un, da Coreia do Norte, faz uma saudação ao lado do carro funerário carregando o corpo de seu pai durante o cortejo fúnebre em Pyongyang em 28 de dezembro de 2011 [Arquivo: Foto AP]

Ele deu poucos sinais de que diminuirá o desenvolvimento das proezas militares do país.

“Ele chama [o programa de mísseis] de sua espada preciosa. Ele considera isso absolutamente essencial ”para a sobrevivência de seu regime, disse Ankit Panda, um membro sênior do Stanton no Programa de Política Nuclear do Carnegie Endowment for International Peace e autor de Kim Jong Un and the Bomb.

Mas 10 anos depois que Kim – que pode chegar às manchetes em todo o mundo simplesmente perdendo alguns quilos de peso – tornou-se líder da nação mais reclusa do mundo, muito permanece desconhecido , incluindo seus planos futuros para a Coreia do Norte.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Se você realmente quer saber quem é uma pessoa, deve começar olhando para sua família e sua educação primeiro”, disse Cheong Seong-chang, diretor do Centro de Estudos da Coreia do Norte no Instituto Sejong da Coreia do Sul.

‘Futuro geral’

O poder militarista foi uma parte crucial da vida de Kim desde tenra idade. Há fotos dele quando criança em uniforme completo, com insígnias de patente completa, que ele supostamente ganhou em seu oitavo aniversário. E os oficiais foram instruídos a saudá-lo como um superior, de acordo com Cheong.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“(Isso foi) claramente um sinal de que Kim Jong Un estava sendo nutrido por seu pai como um ‘futuro general’”, disse ele.

Coreia do Norte Kim

Kim Jong Un monta um cavalo no Monte Paektu em fotos compartilhadas pela agência de notícias estatal KCNA. A montanha tem uma importância mítica para a família Kim [Arquivo: KCNA via AP Photo]

À medida que crescia, foi enviado para estudar em uma escola particular na capital suíça de Berna, ao lado de seu irmão mais velho, Kim Jong Chol, que naquela época era considerado o herdeiro da Coreia do Norte, embora Cheong diga que Jong Chul “tinha sem ambição ”e aos olhos de seu pai era, portanto,“ incapaz de governar a Coreia do Norte ”.

Foi o que aconteceu nestes quatro anos que encorajou alguns a acreditar que Jong Un lideraria a Coreia do Norte de uma nova forma, de uma forma mais ocidental. Afinal, o homem amava o basquete, uma paixão que culminaria com o astro da NBA Dennis Rodman cantando Parabéns a você para o líder em uma arena de basquete em Pyongyang.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Depois de Berna, Kim se matriculou na Universidade Militar Kim Il Sung, onde terminou seus estudos militares. Em 2008, foi nomeado herdeiro da Coreia do Norte e em 2011, após o infarto fatal de seu pai, assumiu o controle do país fundado por seu avô.

Não demorou muito para deixar sua marca.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“As pessoas pensavam que Kim Jong Un se tornasse dono de si mesmo levaria algum tempo, mas você sabe, levou apenas três ou quatro anos para ele eliminar todos que poderiam ser influentes ou poderosos o suficiente para rivalizá-lo”, Go Myong- Hyun disse.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Trump - Coreia do Norte

Donald Trump, então presidente dos EUA, encontra Kim Jong Un na Zona Desmilitarizada que separa o país em junho de 2019 [Arquivo: KCNA via EPA]

Kim Jong Un se preparando para apertar a mão do presidente sul-coreano Moon Jae-in sobre a linha de demarcação militar na vila fronteiriça de Panmunjom na DMZ em 2018. A cúpula de alto nível não conseguiu persuadir Kim a desistir de seu armamento nuclear [Arquivo : Grupo de Imprensa da Cimeira da Coreia via AP Photo]

 

A Suíça claramente falhou em deixar uma marca duradoura no futuro stalinista. Depois de expurgar e garantir sua própria posição, Kim Jong Un começou suas provocações contra os EUA, principalmente com um teste de armas nucleares em 2016.

“Foi quando vimos os sinais de que tipo de país ele queria que a Coreia do Norte fosse. No nível internacional, ele queria fazer da Coreia do Norte uma potência regional ”, disse Go.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

Assassinato a mísseis

Em fevereiro de 2017, ele chocou o mundo não com armas, mas com o assassinato de seu próprio meio-irmão em uma trama que envolvia o uso de um agente nervoso mortal no saguão do terminal orçamentário do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

O assassinato de Kim Jong Nam gerou um impasse diplomático com a Malásia, um dos poucos países com embaixada norte-coreana.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os agentes norte-coreanos responsáveis ​​pelo ataque rapidamente deixaram o país, deixando as duas mulheres – da Indonésia e do Vietnã – que foram flagradas por câmeras de segurança espalhando uma substância no rosto de Kim Jong Nam para serem julgadas por assassinato.

Durante o julgamento, eles afirmaram que pensavam que haviam participado de uma brincadeira de um game show e acabaram sendo libertados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

A embaixada, em um subúrbio nobre de Kuala Lumpur, foi finalmente fechada este ano e a casa foi reformada para alugar.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Não muito tempo depois do assassinato, Kim Jong Un roubou as manchetes globais novamente enquanto supervisionava uma enxurrada de testes de mísseis, dois dos quais eram mísseis balísticos intercontinentais, com a capacidade de “alcançar facilmente várias das principais cidades dos Estados Unidos”.

Os acontecimentos levaram o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a ameaçar “ fogo e fúria como o mundo nunca viu” para o Norte se continuasse a fazer tais avanços. O chefe de defesa do presidente, Jim Mattis, supostamente temia uma verdadeira eclosão de uma guerra nuclear, de acordo com um livro do jornalista Bob Woodward.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mas no ano seguinte, a situação havia se invertido completamente, e Trump disse ao público que concordou em se reunir com Kim Jong Un, e por um tempo as tensões nucleares e do Armagedom desapareceram. Kim absorveu a imprensa positiva que veio com encontros de cúpula que chamaram a atenção – primeiro com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e depois com Trump.

A cúpula de 2018 em Cingapura foi a primeira entre um presidente dos Estados Unidos e um líder norte-coreano.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mas a esperança se desvaneceu rapidamente, com os dois lados incapazes de chegar a um acordo sobre quem deveria abrir mão de sua vantagem primeiro, sanções ou armas nucleares. Uma segunda cúpula com Trump fracassou em 2019, e uma reunião na fronteira entre as duas Coreias rendeu pouco além de algumas fotos memoráveis.

Trump voltou a chamar Kim de “pequeno homem-foguete”. O Norte respondeu com uma repetição de seu insulto favorito chamando Trump de “ caduco ”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Desde então, Pyongyang voltou ao seu ciclo familiar de testes e ameaças de mísseis. As Nações Unidas afirmam ter encontrado evidências da produção de material nuclear no complexo Yongbyon supostamente desativado.

“Eles são realmente as joias da coroa do sistema político norte-coreano. Não é algo que eles estão dispostos a negociar ou abandonar em um curto espaço de tempo ”, disse Panda.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O próprio Kim, bar aparentemente desaparecendo por alguns meses no início de 2020 e sendo brevemente declarado morto no Twitter, parece estar bem. Recentemente, ele perdeu muito peso e parece estar se preparando para uma longa jornada.

E com sua convicção de que suas armas de destruição em massa são absolutamente necessárias para deter qualquer agressão dos Estados Unidos, provavelmente vieram para ficar.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Acho que piorou do que o dilema de segurança que a Coreia do Norte enfrenta. Isso levantou preocupações no Japão e gerou investimentos adicionais e a defesa antimísseis na região certamente elevou o discurso em Washington sobre as questões coreanas ”, disse Panda.

Ele conseguiu se tornar mais poderoso que seu pai e, em sua própria mente, enfrentou os “imperiais” EUA.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Mas isso teve um grande custo, porque a economia norte-coreana está em frangalhos”, disse o analista Go.

Kim admitiu várias vezes as fraquezas de uma economia prejudicada por sanções internacionais e pelo fechamento de fronteiras como resultado da pandemia do coronavírus. Ele estava chorando e se desculpando durante uma parada militar, ele chamou a situação de “uma marcha árdua”, uma frase usada para descrever a grande fome na década de 1990 que deixou de centenas de milhares a milhões de mortos. E mais recentemente, no início de dezembro, ele pediu novamente a seu povo que preparasse uma longa luta.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O próximo ano será importante, pois devemos travar uma luta gigantesca tanto quanto fizemos este ano”, disse Kim Jong Un.

Existem vários relatos de que o país está enfrentando um inverno de fome. Kim certamente deseja evitar outra fome, mas não parece provável que ele esteja disposto a negociar com suas armas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

FONTE AL JAZEERA
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

senado pacheco

Economia

O Senado Federal tomou medidas contra a decisão proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, que suspendeu partes da lei que...

Negócios

Na terceira fase do leilão, que teve início em março, a Caixa Econômica Federal, em parceria com a Globo Leilões – referência no país...

Brasil

Um incêndio de grandes proporções em uma pousada na Avenida Farrapos, no Bairro Floresta, em Porto Alegre, na madrugada desta sexta-feira (26), deixou 10...

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo prorrogou até esse sábado, 27 de abril, as inscrições para o mutirão de emprego em celebração ao 1º de...

RESUMO DO DIA

  Dolar: 5,12 Euro: 5,47CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO   ✅Alerta Da OMS: Gripe Aviária H5N1 Em Leite Preocupa Autoridades CONTINUE LENDO APÓS O...

Mundo

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou nesta sexta-feira  (26)que quaisquer decisões do Tribunal Penal Internacional, que está investigando os ataques do Hamas em 7 de...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

energia brasil

Brasil

No cenário energético brasileiro, as projeções para o final de maio indicam uma expansão significativa na demanda de carga, conforme revelado pelo Boletim do...

Últimas Notícias

A Polícia Militar afastou, nesta sexta-feira (26/4), os dois PMs envolvidos no episódio em que um homem negro é atingido por spray de pimenta...

Yuri Henrique Gabriel Santos de Castro Yuri Henrique Gabriel Santos de Castro

São Paulo

Um publicitário de 23 anos, Yuri Henrique Gabriel Santos de Castro, foi encontrado morto na UPA Vergueiro na Zona Sul de São Paulo, na...

Brasil casos dengue Brasil casos dengue

São Paulo

No último dia 29 de março, o estado de São Paulo lamentou sua primeira vítima fatal da febre amarela deste ano. Tratava-se de um...

Aneel conta de luz 2022 Aneel conta de luz 2022

Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (26) que a bandeira tarifária para o mês de maio permanecerá verde, o que...

São Paulo

Na última quinta-feira (25), durante a realização da Operação Impacto, policiais rodoviários do 2° Batalhão de Polícia Rodoviária, com o apoio do helicóptero Águia,...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit